quinta-feira, 28 de julho de 2011

Série HISTÓRIA DA VITÓRIA


É com grande emoção que o blog ESCOLAVIRTUAL1 vem apresentar a sua nova série de postagens.

Estamos falando dá série HISTÓRIA DA VITÓRIA que é uma reprise autorizada do trabalho do grande professor e colunista do vitoria 1: Professor Johnny Retamero de Lemos.


Essa série de matérias está inacabada e sem data de termino, uma vezes que a história vem se renovando a cada dia.


atenciosamente: Diego F Ramalho
contato:escolavirtual1@gmail.com

Telescópio espacial flagra buraco negro em ação

Imagem ajuda a entender comportamento do corpo celeste.

Buraco negro está em galáxia a 32 milhões de anos-luz da Terra.


Imagem detalha o buraco negro no centro da galáxia NGC 3115 (Foto: NASA/CXC/Univ. of Alabama/K. Wong et al; Optical: ESO/VLT)
Imagem detalha o buraco negro no centro da galáxia NGC 3115 (Foto: NASA/CXC/Univ. of Alabama/K. Wong et al; Optical: ESO/VLT)
O Telescópio Espacial Chandra fez a primeira imagem em raios-X de gás cósmico sendo absorvido por um buraco negro. A fotografia ajuda astrônomos a entender o crescimento e o comportamento dos buracos negros, segundo a agência espacial americana (Nasa).
O buraco negro estudado fica no centro de uma grande galáxia a 32 milhões de anos-luz da Terra, conhecida como NGC 3115.
Estudos anteriores já tinham mostrados material sendo sugado pelo buraco, mas nunca antes uma imagem tinha deixado tão claro que se tratava de gás quente. Isso empolga os cientistas porque ajuda a medir o tamanho do buraco negro: ele tem uma massa cerca de dois milhões de vezes maior do que o nosso Sol.
Do G1, em São Paulo

Conceito criado por designer mostra o Samsung Galaxy com tela flexível


Mais um conceito de produto que chega do site Yanko Design. A proposta que vamos ver a seguir é mais uma daquelas soluções que podemos sonhar para o futuro. Apresentamos oSamsung Galaxy Skin, que é um conceito de celular totalmente flexível.
Samsung Galaxy flexível (Foto: Divulgação)Samsung Galaxy flexível (Foto: Divulgação)
O conceito foi criado pelo designer Heyon You, e mostra uma versão muito interessante de um futuro smartphone que conta com todos os seus componentes feitos em material flexível, como tela, câmera, alto-falantes, entre outros. O modelo/conceito do Samsung Galaxy Skin é pensado nas pessoas que querem utilizar o smartphone para várias finalidades, e dependem de um formato mais flexível para uma melhor utilidade do produto.
Por exemplo, segundo o conceito desenvolvido por Heyon, é possível utilizar o telefone (com sistema operacional Android) com o seu painel principal na parte frontal do aparelho, e na parte traseira, você tem a continuação dessa tela, que pode mostrar a lista dos aplicativos instalados no smartphone.
AMOLED flexível (Foto: Divulgação)AMOLED flexível (Foto: Divulgação)
Para esse conceito, o Samsung Galaxy Skin conta com uma estrutura que deixa o telefone muito fino, contando com uma tela AMOLED Full HD. A flexibilidade do aparelho é possível graças aos seus materiais feitos de polímeros ativos, que podem transformar fisicamente o modelo. Com isso, você pode obter formatos que também sejam condizentes com o aplicativo que você está utilizando.
Se você quer um porta-retratos digital, o software ajuda a você transformar o telefone nesse formato. Se você quer executar músicas, ele pode sugerir o formato de um equipamento de som, entre outras propostas. Até mesmo em um formato de relógio, para o usuário levar no pulso.
Infelizmente, esse é apenas um conceito de produto, que muito provavelmente não vamos ver no mercado. Mas pode ser uma fonte de inspiração para outras soluções que devem aparecer no futuro.
do site Yanko Design

Eduardo Campos vai ao lado de Lula para Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, em bogotá


O governador Eduardo Campos participa ao lado do ex-presidente Lula do lançamento do Primeiro Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, em Bogotá, na próxima quinta-feira (4). Participam também o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Sérgio Cabral (RJ).

A comitiva será recebida pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, sucessor de Alvaro Uribe. A participação de Lula é sinal de reaproximação do ex-presidente petista com a Colômbia. A relação entre Lula e o país latino foi marcada por alguns incidentes.

Vale lembrar que Lula criticou Alvaro Uribe por ter denunciado a Venezuela à OEA no fim de seu mandato, o que fez o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, romper relações diplomáticas com a Colômbia.

Além disso, lembra a repórter Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo, acusações de ligações entre o governo Lula e o PT com as Forças Revolucionárias Colombianas (Farc) foram uma constante no governo Lula e um dos temas mais explorados na campanha pelo adversário da presidente Dilma Rousseff (PT), o tucano José Serra.

Construção civil encerra primeiro semestre com crescimento, aponta pesquisa CNI


A indústria da construção terminou o primeiro semestre do ano em crescimento, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira, 28.07, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. O aumento do nível de atividade do setor em junho na comparação com o mês anterior foi o segundo consecutivo no ano. Desde o final de 2010 que o setor não apresentava dois meses seguidos de alta na atividade.

O indicador de atividade ficou em 52,4 pontos em junho ante maio, numa escala de zero a 100 pontos, em que 50 indica estabilidade e números acima disso demonstram crescimento. Em maio, havia sido de 53,1 pontos. “O ritmo de atividade não foi tão alto como no mesmo período do ano passado, mas já mostra uma recuperação em relação ao primeiro trimestre, quando houve arrefecimento, principalmente por conta da política de restrição de crédito adotada pelo governo”, analisou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

Uma das hipóteses para a retomada do crescimento levantada por Fonseca é a aceleração das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo. “Outra é a retomada de obras por parte dos governos federal e estaduais, que sempre paralisam empreendimentos no começo dos mandatos”, disse.

As grandes empresas foram as que mais contribuíram para essa alta. No segmento, o indicador foi de 57,5 pontos em junho na comparação com maio. Entre as médias, foi de 50,3 pontos e, entre as pequenas, de 49,6 pontos.

Entre os setores da construção pesquisados, o de construção de edifícios (mercado imobiliário) foi o que teve maior aumento da atividade, com 51,3 pontos em junho comparativamente a maio.  O setor de obras de infraestrutura se elevou em 50,7 pontos no mesmo intervalo de comparação. O de serviços especializados registrou  crescimento de 50,3 pontos em junho.

Principais problemas- A falta de trabalhador qualificado se manteve como o principal problema do setor em junho, independente do porte da empresa, de acordo com os empresários ouvidos pela Sondagem Indústria da Construção. O que chamou a atenção na pesquisa, segundo Renato da Fonseca, foi o aumento do número de respostas sobre o alto custo da mão-de-obra, que passou a ser o terceiro maior problema do setor, com 40,4% de respostas entre as grandes empresas, 31,9% entre as médias e 32,3% entre as pequenas.

“É um resultado de se esperar se levarmos em conta a ausência de trabalhadores qualificados. Com o mercado em expansão, as empresas acabam tendo de elevar os salários para manter seus empregados e atrair novos funcionários, seja de outras empresas, seja de outras regiões”, explicou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI.

Os empresários da indústria da construção estão otimistas em relação ao futuro. Eles prevêem aumento da atividade, do emprego, de novos empreendimentos e serviços e da compra de matérias-primas e insumos. O aumento do nível de atividade é o índice mais elevado, com 61,1 pontos, conforme a sondagem, vindo em seguida, o lançamento de novos empreendimentos e serviços, com 61 pontos.

A pesquisa da CNI foi elaborada a partir de questionários respondidos por 411 empresas, das quais 212 pequenas, 149 médias e 50 de grande porte, entre os dias de julho.


do ne10