quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 de agosto dia do Estudante e do Advogado

 



No capítulo III da Constituição Federal artigo 205 está escrito: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a consolidação da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um.
Mas, infelizmente muitos em idade escolar não estão matriculados devido a falta de vagas, por já estarem no mercado de trabalho ajudando no orçamento da familiar, pela falta de professores, pela falta de atrativos ou até mesmo pela distância.
A origem do dia
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Olinda em Pernambuco, que mais tarde foi transferido para Recife. Até então, todos os interessados em estudar as leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Em São Paulo o lugar escolhido para o curso foi o Convento de São Francisco, no centro da cidade, em um edifício de taipa de estilo barroco, construído em meados do século XVII.
 Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Mas, qual a importância dos estudantes na história do país?
No Brasil, algumas lutas tiveram os estudantes como atores principais, desencadearam mudanças significativas no cenário político nacional. A resistência à ditadura militar, a classe estudantil participou ativamente do processo de redemocratização, especialmente na Campanha Direta Já, esteve presente na campanha pela saída de um ex-presidente, a conquista da meia-entrada, o voto aos 16 anos, entre outras ações.
Em vários países a classe esteve presente em vários movimentos como por exemplo na queda do Muro de Berlim- Alemanha e no massacre na Praça da Paz Celestial na China ambos em 1989.
Para um bom desempenho escolar o estudo diário é o segredo, principalmente na hora das avaliações acadêmicas, como também no Enem e nos concursos públicos para provimento de cargos e nos vestibulares.
 Não há dúvidas de que a educação brasileira necessita de mudanças urgentes e de grandes investimentos para oferecer melhores oportunidades e qualidade a sua população, como salários mais atraentes, programas de atualização, ambiente físico favorável, mas também existem projetos importantes implantados para a melhoria do sistema educacional, como por exemplo, a distribuição de livros e materiais didáticos, transporte escolar, informatização, merenda. Parabéns a todos que procuram a informação, o conhecimento, a interação, a participação no atual processo e a justiça e igualdade social.
Professor Ruzel Costa leciona da Escola Estadual Ênio dos Santos, Colégio Objetivo, Faculdade Faro e Colégio Interação-Geo.