quinta-feira, 21 de abril de 2011

Total de celulares no País atinge 210,5 milhões em março


O Brasil terminou março com 210,5 milhões de assinantes da telefonia celular, conforme anunciado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No final de fevereiro, o País tinha 207,5 milhões de celulares, ou seja, foram adicionados cerca de 2,9 milhões de terminais ao Serviço Móvel Pessoal (SMP) somente no mês passado. Considerando o resultado acumulado do primeiro trimestre de 2011, foram 7,6 milhões de novos celulares, informa a Anatel.

A teledensidade ao final do mês passado atingiu a marca de 108,34 acessos para cada grupo de cem habitantes, ou seja, há mais de um celular para cada brasileiro. Em fevereiro, a teledensidade era de 106,91 celulares para cada grupo de cem habitantes. A distribuição, entretanto, não é homogênea, pois somente 17 unidades da Federação têm mais de um celular por habitante: DF, SP, MS, RJ, GO, RS, RO, MT, SC, PE, ES, PR, TO, RN, AP, MG e SE. O Estado com a mais baixa teledensidade ao final de março foi o Maranhão, com 65,11 terminais para cada grupo de cem pessoas.

Por área de registro, a maior teledensidade é a do código 71, de Salvador (BA), com 164,78 acessos para cada grupo de cem habitantes. No final do ranking ficou a área de registro 97, de Coari (AM), onde a teledensidade atinge somente 25,77 telefones móveis para cada cem habitantes.

Pré-pagos
Quanto à forma de pagamento, os pré-pagos representam 82,18% do total, ou seja, 173 milhões de celulares. Os pós-pagos somam 17,82% do total, ou 37,5 milhões de terminais.

Na divisão de mercado por operadoras, a liderança foi mantida pela Vivo, com 62,061 milhões de celulares, ou 29,48% do total. A Claro está em segundo lugar com 53,437 milhões de celulares, o que representa 25,39% do mercado. Em terceiro lugar está a TIM, com 52,848 milhões de celulares, ou 25,11% do mercado. A quarta posição é da Oi, com 41,442 milhões de telefones móveis, ou 19,69% do total. A Anatel cita também a CTBC, Sercomtel e Unicel que, juntas, não atingem 1% de participação.

Dilma quer operadoras de celular e TV a cabo no PNBL


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje que a presidente Dilma Rousseff quer que sejam convocadas para atuar no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), além das concessionárias de telefonia fixa - que têm a obrigação de universalizar o serviço -, as operadoras autorizadas e as empresas de telefonia móvel e de TV por assinatura - que não possuem metas de universalização. 'Ela me estimulou a conversar com todos os setores: operadoras móveis, TV a cabo e as que não são concessionárias', disse Bernardo, depois de participar de uma reunião com a presidente.
Segundo o ministro, está descartada a possibilidade de oferta de banda larga no PNBL com velocidade abaixo de 1 megabit por segundo. Além disso, de acordo com Bernardo, a presidente quer que as empresas apresentem uma proposta de aumento da velocidade até 2014. 'Nós precisamos oferecer para o consumidor brasileiro a melhor internet que temos condição hoje', afirmou. Para isso, a presidente quer a atuação das empresas em duas frentes: uma focada nos movimentos de popularização do serviço e outra nos investimentos em infraestrutura para suportar o aumento da velocidade.
Sobre a possibilidade de se fazer um acerto de contas para cobrir possíveis déficits das empresas na implantação do serviço, o ministro disse que levou 'uma bronca' da presidente, que quer que o ministério endureça as negociações com as empresas.
Para maximizar a expansão da infraestrutura de banda larga, Bernardo disse que a presidente quer a Telebrás atuando fortemente na construção de redes de fibras óticas. Para isso, a presidente até admite a destinação de recursos do Orçamento da União até o limite de R$ 1 bilhão por ano, segundo o ministro.

Lojas Renner abre inscrições para o programa de trainee



A Renner abre inscrições para o programa de trainees com o objetivo de formar futuros líderes na companhia. As inscrições são online, e os interessados devem se cadastrar no sitewww.traineerenner.com.br até o dia 29 de maio.

Segundo informações da empresa, esta é a porta de entrada para começar a desenvolver uma carreira executiva. Hoje, 72% dos executivos da corporação são provenientes do programa de trainee. O treinamento é realizado durante um ano, sendo seis meses em Porto Alegre e outros seis meses numa das lojas da rede no país ou na sede administrativa, na capital gaúcha.

As oportunidades são para trainee de loja (executivo responsável pela gestão de uma loja), trainee de compras com foco em produto (executivo responsável pela gestão de produtos de uma marca), trainee de planejamento (executivo responsável pela gestão de planejamento de uma marca) e trainee corporativo (executivo responsável por projetos corporativos).

Para qualquer uma das vagas oferecidas na seleção de trainees é indispensável ter curso de graduação completo, concluído entre dezembro de 2006 e julho de 2011. O processo para trainee de compras e trainee corporativo exige domínio de inglês avançado.

Os candidatos também devem ter identificação com o varejo, dinamismo e espírito de equipe, além de disponibilidade para mudanças e viagens. O processo seletivo é composto por diferentes etapas realizadas pela web ou presencialmente. O início do programa acontece em setembro de 2011.

Sobre a Renner

A Lojas Renner é uma corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBovespa. A empresa está presente em todas as regiões do país por meio de suas 135 lojas. Para 2011, está prevista a abertura de outras 32 lojas, em vários Estados.

A Companhia mantém um plano de carreira estruturado e prima pelo desenvolvimento constante de seu quadro funcional. Cada colaborador recebe em média 140 horas de treinamento durante o ano. Um dos grandes diferenciais da empresa é sua Filosofia de Encantamento, pela qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

UFRPE inscreve para cursos de graduação a distância até o dia 30 de abril


São oferecidas 1.730 vagas em oito cursos de graduação em 11 polos presenciais; as aulas começam no dia 21 de maio

Da Redação do pe360graus.com
Os interessados em fazer um curso de graduação a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) têm até o dia 30 de abril para se inscrever. Ao todo, são oferecidas 1.730 vagas em oito cursos de graduação em 11 polos presenciais, sendo nove em Pernambuco, um no Rio Grande do Norte (em Camaçari) e um na Bahia (em Piritiba).

A inscrição é destinada exclusivamente para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2010 e deve ser feita no site do Programa de Educação a Distância da UFRPE. No momento da inscrição, o candidato fará opção por apenas um curso e uma entrada.

Para a primeira entrada de 2011, há 830 vagas. Já para a segunda entrada deste ano, são oferecidas 900 vagas. Em Pernambuco, as oportunidades são para os polos de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Pesqueira, Afrânio e Surubim.

Incluindo as duas entradas e os 11 polos, há 500 vagas para o Bacharelado em Administração Pública, 300 vagas para Licenciatura em Computação e outras 300 para Licenciatura em Pedagogia, 210 vagas para Licenciatura em História, 180 vagas para Licenciatura em Artes Visuais, 100 vagas para Bacharelado em Sistema de Informação e 50 para Licenciatura em Letras, além de 90 vagas para Licenciatura em Física.

Os candidatos classificados devem se matricular entre 9 e 11 de maio de 2011 no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição. As aulas começam no dia 21 de maio. O edital de seleção está disponívelneste link.

BÔNUS DE 10% NA NOTA
O candidato que concluiu integralmente o ensino médio em qualquer uma das escolas situadas em uma das microrregiões de Pernambuco nas quais funcionam os polos presenciais, e se declarar nessa condição no momento da inscrição, terá direito a um acréscimo de 10% na nota final de classificação.

Essa condição especial de participação no processo seletivo funciona como afirmação da política institucional de inclusão social e compromisso com o desenvolvimento regional. Esse acréscimo também é válido para os servidores públicos que optarem pelo curso de Administração Pública, independente da microrregião que tenham concluído seus estudos em nível de ensino médio.

Destino da Usina Catende será discutido no fim do mês



POSTADO ÀS 14:53 EM 20 DE ABRIL DE 2011
No próximo dia 26, o secretário do Governo, Maurício Rands, participa de reunião que dará seguimento às discussões sobre soluções para a situação da Usina Catende, que teve sua falência decretada em 1995.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, marcará presença representando o Governo Federal. Também irão ao encontro os deputados estaduais que integram a Comissão Parlamentar Especial da Usina Catende.

Ainda não há definição sobre horário e o local da reunião.

Jamildo Melo

Tecnologia desenvolvida no Sertão começa a ser testada na África do Sul


Do NE10Núcleo SJCC/Petrolina
Uma tecnologia de dessalinização de água desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semi-Árido ) em Petrolina, deve atravessar os mares e chegar até a África do Sul.
É que a partir de maio, começa a ser testado no País, o sistema que é composto por um equipamento de tratamento de água salobra, tanques para a criação de peixe e um espaço para cultivo da erva-sal, forrageira que se adapta a solos salinos. Um professor da North West University já visitou, inclusive, uma unidade demonstrativa do projeto. A iniciativa tem como principais focos permitir a oferta de água de boa qualidade e produção de alimentos em regiões áridas.
“Nossa intenção é poder oferecer meios de geração de renda, para isso é preciso criar estratégias que sustentem a produção de frutas em comunidades carentes da África do Sul. Daqui a dois meses implantaremos, em caráter experimental, o sistema criado pela Embrapa. Se tudo correr como planejado, em um ano e meio começaremos a instalação de projetos pilotos em comunidades rurais”, enfatiza o professor  Mbhuti Hlope. Na cidade de Mandiobogo Village, o professor já realiza experimentos com um dessalinizador que leva água para alunos de uma escola primária.
“O grande objetivo dele é desenvolver tecnologias, a exemplo de novas membranas usadas no processo de dessalinização, para oferecer aos moradores da área semiárida de seu país uma água de boa qualidade”, explica o pesquisador Paul Hermann, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, que acompanhou a visita de Mbhuti à região do sertão do São Francisco.

SAIBA QUAIS OS DIREITOS DO TRABALHADOR EM DIAS DE CHUVAS INTENSAS


Chuva, alagamento, sinais quebrados e trânsito engarrafado. O efeito dominó do caos vivido pelo Recife tem ocasionado atrasos e faltas em diversas empresas no Grande Recife. Mas o que as leis trabalhistas garantem a este empregado? Este atraso ou a falta podem ser descontados?
Segundo o advogado trabalhista Thiago Cavalcanti, nos casos em que o empregado fica impossibilitado de chegar ao trabalho por motivo público e notório, a CLT dá o respaldo para que não haja desconto no salário.
O motivo a ser alegado para a falta, de acordo com os especialistas, é o de força maior, uma vez que as ruas estão alagadas. Por conta da tragédia climática, as faltas tanto de profissionais contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto de funcionários públicos não podem ser descontadas.
“Algumas situações, como as chuvas que caem sobre o Recife, são de conhecimento público, em outras, talvez seja necessário comprovar ‘o motivo de força maior’ que o impediu de ir trabalhar, que pode ser através de matérias publicadas em jornais e TV”, explica Cavalcanti.
O advogado ainda adverte: se o empregador realizar o desconto, o empregado pode denunciá-lo ao Ministério do Trabalho ou propor uma reclamação trabalhista solicitando o valor descontado.
Por Mirela Soane