quinta-feira, 31 de março de 2011

Mercado para camareiras está em alta, mas falta mão de obra

Como a rede hoteleira cresce em ritmo acelerado, o mercado exige mais profissionais do setor; o Senac Petrolina oferece um curso para preparar e ensinar as noções da profissão


Quem sai de casa para uma viagem e fica hospedado num hotel ou pousada espera ter o mínimo de conforto, limpeza e organização. O trabalho de deixar tudo arrumadinho no quarto é da camareira. Em Petrolina, no Sertão, o Senac oferece um curso que prepara as mulheres que querem entrar neste setor.

Como a rede hoteleira cresce em ritmo acelerado, o mercado exige mais profissionais do setor – e o de camareira se destaca. Passou o tempo que, para exercer a função, era preciso apenas saber forrar uma cama. No curso promovido pelo Senac, elas aprendem todas as noções da profissão.

“Qualquer pessoa que tenha a escolaridade mínima e que queira ingressar na área de hospitalidade e lazer, como camareira, tem que ter concluído o ensino fundamental”, explica a professora Morgana Carvalho.

Iracy Nascimento é camareira há nove anos e está feliz com o trabalho. Para ela, agilidade e atenção são características necessárias para a função. “Gosto do trabalho com os hóspedes e eles também gostam de mim”, conta.

O mercado é promissor, mas ainda falta mão de obra qualificada. Por isso, a dica para quem quer seguir a carreira é se capacitar. Rosivânia Souza fez curso, se preparou bastante, mas ainda não conseguiu emprego: “Espero que as portas se abram para mim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário