quarta-feira, 6 de julho de 2011

Hotmail completa 15 anos na luta por relevância, mas ainda popular

Email foio importante para popularização da web no Brasil

O Hotmail, a primeira conta de email de muita gente completa neste mês 15 anos. O mais popular serviço do gênero tem mais de 350 milhões de contas ativas, segundo sua proprietária, a Microsoft. Apesar das melhorias feitas recentemente, o email sofre com a concorrência do Google, com o seu Gmail. 

Criado em 1996, por Sabeer Bhatia e Jack Smith, foi logo comprado pela Microsoft por algo avaliado em US$ 400 milhões. O nome inicial HoTMaiL era uma referência ao HTML, linguagem utilizada nas páginas web. Desde então tornou-se um dos mais populares serviços de email do mundo. 

No Brasil, foi importante na popularização da internet por ser totalmente gratuito. Naquela época, a internet, além de lenta, era cara. Para ter acesso aos serviços nacionais, como BOL, UOL e ZipMail era preciso pagar. 

Em seguida, o Hotmail ganhou mais fôlego com sua integração com o Windows Live Messenger (na época chamado de MSN). Com a chegada do Yahoo Mail e do Gmail, o email não conseguiu absorver as tendências com a mesma velocidade e foi perdendo a relevância que tinha. 

Ainda muito utilizado, o Hotmail, agora chamado de Windows Live Hotmail é aquela opção utilizada para receber spams e emails de marketing. Mas, a Microsoft ainda aposta alto no serviço. Segundo a empresa, o email ficou dez vezes mais rápido. Também melhorou a segurança e os filtros para emails indesejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário