O gelo da Groenlândia derreteu em um ritmo mais rápido este mês do que em qualquer outra época registrada na história, com praticamente toda a camada de gelo mostrando sinais de descongelamento.
O rápido derretimento em apenas 4 dias foi capturado por três satélites. Ele chocou e alarmou os cientistas, aprofundando temores sobre o ritmo e as consequências futuras das mudanças climáticas.
Em comunicado postado no site da Nasa na terça-feira (24), os cientistas admitiram que os dados de satélite foram de tal forma marcantes que pensaram a princípio que havia um erro.
Recorde em 4 dias
"Foi o segundo evento extraordinário na Groenlândia em uma questão de dias. O primeiro foi a separação de um iceberg do tamanho de Manhattan, que se despreendeu da geleira Petermann. Contudo, a medição do rápido derretimento foi vista como mais grave" |
O conjunto de imagens divulgadas pela Nasa na terça-feira mostra um degelo rápido entre 8 e 12 de Julho. Dentro desse período de quatro dias, as medições de três satélites indicam uma expansão rápida da área do fenômeno, de um derretimento de cerca de 40% da camada de gelo para 97% da sua área.
Durante um verão típico, cerca de metade do gelo na superfície da Groenlândia derrete. Entretanto, Zwally afirmou que ele e outros cientistas têm registrado uma aceleração desse processo ao longo das últimas décadas. Este ano, na estação suíça onde fica com sua equipe, ele teve de reconstruir o acampamento quando os suportes de gelo se fundiram.
Foi o segundo evento extraordinário na Groenlândia em uma questão de dias. O primeiro foi a separação de um iceberg do tamanho de Manhattan, que se despreendeu da geleira Petermann. Contudo, a medição do rápido derretimento foi vista como mais grave.
Suzanne Goldenberg*
Nenhum comentário:
Postar um comentário