quinta-feira, 2 de junho de 2011

Curso de pedreiro dá nova perspectiva a detentos em regime semi-aberto

O Senai de Petrolina, no Sertão, está investindo em cursos nessa área, que está extremamente aquecida no Estado; para os alunos, o curso é uma forma de se reintegrar à sociedade, conseguir uma profissão e mudar de vida


Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

O setor da construção civil está em expansão em Pernambuco e surgem, a cada dia, novas vagas de emprego, principalmente para pedreiro. Por isso, o Senai de Petrolina, no Sertão, está investindo em cursos nessa área. Muitas vagas foram ocupadas por detentos que estão em regime semi-aberto, que, assim como os outros candidatos, buscam mudar de vida e conseguir um futuro melhor.

No momento, sobram vagas e faltam profissionais no setor. “O curso de pedreiro é um curso que tem grandes chances de assegurar essa profissão, até porque a construção civil é um mercado extremamente aquecido em nossa região”, diz o diretor do Senai de Petrolina, Flávio Guimarães (foto 3).

Para os alunos, o curso é uma forma de se reintegrar à sociedade. “Está sendo muito especial, porque eu sou um cara que não tem profissão nenhuma. Agradeço a quem abriu essa oportunidade para nós, que estamos em regime semi-aberto. Estou gostando muito e pretendo seguir em frente”, diz o detento Gerson Carvalho.

Além de ganhar uma profissão, os presos ganham outro benefício: a redução na pena. “Para cada três dias estudados ou trabalhados, tem um dia de diminuição na sua pena”, explica o diretor do presídio, Ricardo Azevedo (foto 4).

Nas aulas, os alunos aprendem todas as noções de construção civil. “O curso tem uma duração de 240 horas e são ministradas 80 horas de aula teórica”, afirma o professor Hallyson Fernandes (foto 5). Já na aula prática, cada bloco assentado é um passo dado para a construção de um sonho: ingressar no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena.

Da Redação do pe360graus.co
m

Nenhum comentário:

Postar um comentário