quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cursos de direito de Pernambuco com vagas suspensas pelo MEC


Três instituições de ensino superior do Estado de Pernambuco estão entre os 136 cursos de direito que apresentaram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A Faculdade Integrada de Pernambuco - Facipe, Aeso - Barros Melo e Universidade Salgado de Oliveira - Universo, terão a quantidade de vagas para a graduação limitadas por medida cautelar aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) com base no resultado do indicador que avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota obtida pelos alunos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
No geral, os cortes variaram  entre 15% e 65% do total de vagas ofertadas pela faculdade a partir do resultado do CPC – quanto pior a nota, maior a redução. Também está publicada hoje a autorização para o funcionamento de 33 novos cursos de direito, totalizando 4,2 mil vagas. Há cerca de um ano o MEC não autorizava a abertura de nenhum curso na área.
» Veja lista completa de universidades. Clique aqui.

Das 200 vagas anuais, a Facipe só poderá disponibilizar 140. Já a Aeso, ficará com apenas 180 vagas de suas 300 e a Universo sofreu redução de 50%, perdendo 400 de suas 800 vagas para o curso.

Esse é o primeiro ato da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, criada recentemente. Antes, essa tarefa era compartilhada por diferentes setores do ministério, principalmente pela Secretaria de Ensino Superior.

Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário