sexta-feira, 15 de abril de 2011

Saiba curiosidades sobre a vida de Tiradentes




No Brasil, o dia 21 de abril é dedicado ao militar e ativista político Joaquim José da Silva Xavier. Mais conhecido por "Tiradentes", o também tropeiro e comerciante atuou no Brasil colonial, sendo considerado herói nacional e mártir da Inconfidência Mineira, movimento separatista contra o domínio português no País. Mas, além do que é contado nos livros de história, o Kids buscou curiosidades sobre essa personalidade, desvendando o mito.

Como ele foi executado no dia 21 de abril de 1792, a data tornou-se feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. A professora de história do Colégio Motivo, Adriana Ribeiro, e alunos do 5º ano (antiga 4ª série) conversaram sobre alguns fatos da vida de Tiradentes. Saiba por que o apelido Tiradentes, o que aconteceu com a casa onde ele morava e com a cabeça dele após o esquartejamento.


HERÓI CRIADO - Tiradentes não foi considerado herói nacional logo depois da sua morte. Mesmo após a Independência do Brasil, em 1822, ele foi uma personalidade histórica relativamente obscura. Isto ocorreu porque o País continuou sendo uma monarquia. Foi Dona Maria I, avó e bisavó dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, respectivamente, quem havia emitido a sentença de morte dele.

Apenas a República, em 1889, buscou na figura de Tiradentes uma personificação da identidade republicana do Brasil. Daí a sua imagem forjada de barba e camisolão, vagamente assemelhada a Jesus Cristo. Como militar, o máximo que Tiradentes poderia ter era bigode. Além disso, na prisão, onde passou os últimos três anos de vida, os detentos eram obrigados a raspar barba e cabelo para evitar piolhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário