sexta-feira, 15 de abril de 2011

Calvície

                                                                                                                                                               
A queda de cabelos é um problema que afeta homens e mulheres em diversas fases da vida e pode ocorrer por vários motivos – doenças, medicamentos, agressões químicas, carência de nutrientes, entre outros. Já a calvície propriamente dita é restrita àquelas pessoas com predisposição genética para tal. A calvície masculina e a feminina têm a mesma causa, mas se manifestam de formas diferentes.
Cada fio de cabelo tem um “ciclo” de existência que dura muitos anos. Nesse ciclo, o fio passa por fases de crescimento, “dormência” e morte. Os fios da cabeça não estão todos na mesma fase ao mesmo tempo. É por isso que todos os dias alguns fios caem – chegaram ao fim de seu ciclo.
Toda queda de cabelo, para ser corretamente avaliada, deve ser examinada por um médico. Ele irá observar o cabelo e o couro cabeludo, analisar o histórico do paciente e solicitar exames relevantes como, por exemplo, taxas de hormônio ou outros dados. Essa avaliação é fundamental para determinar as possíveis causas da perda dos cabelos e os tratamentos que podem surtir efeito.
A calvície é um tipo específico de queda de cabelos, de caráter hereditário e progressivo. Sabe-se hoje que, na calvície, a presença de uma enzima, determinada geneticamente, resulta na produção de uma substancia chamada DHT, que age sobre o folículo do cabelo (a raiz). Essa substância provoca o afinamento progressivo dos fios até surgir a calvície. Nos homens, essa perda segue um padrão claro, configurando a calvície verdadeira. Nas mulheres, a causa é a mesma, mas o afinamento e diminuição ocorrem de maneira mais difusa e raramente provocam a calvície total.
Hoje existem tratamentos que podem controlar ou suspender o processo da queda dos cabelos. Esses medicamentos devem ter uso contínuo já que a causa (a presença do DHT) não é eliminada – se o tratamento é interrompido, o DHT volta a agir. E preciso paciência, pois os resultados demoram um pouco para aparecer.  É importante lembrar que nem todos podem fazer uso dos medicamentos mais indicados, devendo ser analisado junto com o médico os pros e os contras de cada remédio.
O uso de shampoos antiqueda quase sempre tem resultados ínfimos, ou nenhum, na queda de cabelos, particularmente se for o caso da calvície. Podem ajudar em outros fatores que afetam o couro cabeludo, como a caspa, por exemplo. Mas não interrompem ou recuperam fios caídos. Mais uma vez, o caminho mais indicado é conversar com seu médico.
Apesar de ser extremamente desgastante e angustiante para a maioria das pessoas, em especial as mulheres, existem soluções, mesmo que parciais. Medicamentos, transplantes capilares, próteses e outros recursos podem ser utilizados, dependendo do caso.  O importante é procurar ajuda de especialistas idôneos e fugir de promessas mirabolantes cujos resultados dificilmente se sustentam (e que representam perda de dinheiro e mais frustrações). É importante tentar manter a calma, pois o estresse emocional com certeza só agrava as circunstâncias.

Sandrely F Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário