segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VCAN favorece nuvens e chuva em parte da Região nordeste



No Nordeste do Brasil, a nebulosidade e os acumulados de chuva se devem a presença de um sistema meteorológico conhecido por Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que se trata de uma área de baixa pressão nos níveis mais elevados da atmosfera. O sistema meteorológico (que nas últimas análises encontra-se centrado a leste do ES) citado combinado ao padrão de ventos nos baixos níveis, que favorecem aporte de umidade do oceano para o continente favorece a maior instabilidade da atmosfera formando nuvens. A chuva acumulada, segundo medições da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) em 24 horas (até as 9 horas desta segunda-feira) mostra que em Recife (PE), os acumulados chegaram aos 61 mm (56% da média), sendo 23 mm em 6 horas.

Nesta segunda-feira (23/01) ocorrerá chuva forte localizada MA, PI, centro-sul do CE e o oeste da PB e de PE. Amanhã (24/01) a chuva forte deverá se concentrar, MA (exceto o litoral), centro e sudoeste do PI, centro-sul do CE e o oeste da PB.




DIEGO FELIPE RAMALHO
informações CPTEC

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

China vai intensificar controle sobre microblogs


O ministro responsável pelo Conselho Estatal de Informação chinês, Wang Chen, disse que a exigência do registro com nome real para usuários dos microblogs mais populares do país será ampliada. É mais um sinal de que as autoridades vão apertar o controle sobre a internet, em meio a temor de eventuais distúrbios.

Pequim, Xangai e a província de Guangdong, localizada no sul, recentemente ordenaram que novos usuários do weibos (microblogs semelhante ao Twitter) registrassem seus nomes reais, tornando mais fácil às autoridades a tarefa de rastreá-los. "Isto começou no final do ano passado. Inicialmente (a exigência) foi aplicada apenas para novos usuários, mas será ampliada para usuários já existentes", disse o ministro a repórteres.

Com mais de meio bilhão de chineses "online", as autoridades estão preocupadas com o poder e a influência da internet em um país que mantém forte controle sobre as mídias tradicionais. Apesar do controle, chineses continuam usando os weibos para expressar opiniões. Em dezembro, milhares de moradores de Guangdong saíram às ruas em protesto contra a construção de um projeto de mineração de carvão. Escritórios governamentais foram sitiados e estradas bloqueadas. Os manifestantes se organizaram usando o microblog. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado