quarta-feira, 6 de abril de 2011

Recife sedia a 1ª Feira de Estágios de Pernambuco

Evento acontece nesta quarta (06) e quinta-feira (07), na FCAP, no bairro da Madalena; a feira vai promover a interação entre universitários e empresas
Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo


Durante a feira, serão exibidos programas de estágio, trainee e planos de carreiras de empresas expositoras. Os estudantes terão a chance de conhecer mais de perto as empresas que atuam no mercado. Já os futuros contratantes vão encontrar a possibilidade de contato direto com os estudantes.

“A gente vai ter uma estrutura de estandes, onde as empresas vão interagir com os universitários. E os estudantes vão interagir com os gestores de RH dessas grandes empresas”, diz o coordenador da feira, Vitor Marinho (foto 1). De acordo com ele, não há restrição de cursos. “A ideia é trabalhar com algo multidisciplinar. A feira é voltada para estudantes de vários cursos daqui de Pernambuco”, explica.

A feira é gratuita e, para se inscrever, o estudante deve se cadastrar no site do evento. “Ele cadastra o currículo e comparece no horário da feira. Não precisa de documentação”, afirma o coordenador.

O evento é importante para os estudantes que precisam de experiência profissional e estão procurando por uma chance no mercado. Um bom começo é são os estágios e trainees, que além de preencherem o currículo, ajudam o universitário a adquirir conhecimento prático.

Mas muita gente ainda tem uma dúvida; qual é a diferença entre estágio e trainee? No estágio, a oportunidade é oferecida a quem está cursando o ensino superior e não tem experiência. Os contratos têm de seis meses a dois anos de duração, com uma bolsa equivalente a um salário mínimo, em média.

Já no trainee, palavra inglesa que significa treinamento, o cargo é oferecido normalmente para quem já passou pela experiência do estágio e concluiu a graduação. Os contratos duram em média dois anos, com os rendimentos que somam mais de dois salários mínimos, além de benefícios como assistência médica.

Seja no estágio ou no trainee, o que as empresas procuram é alguém comprometido e com atitude. “Hoje, com o mercado tão concorrido como está, cursos de capacitação são quase que obrigatórios. E realmente o comportamento, para gente, é o mais importante", afirma o diretor comercial Massud Salem.

O gerente e consultor da área financeira Carlos Hunka  é um exemplo de quem aproveitou bem essa chance. Ele começou a trajetória como estagiário e hoje ocupa um cargo de gerência. “A habilidade que a gente busca é comprometimento e senso de responsabilidade com a empresa que está contratando”, diz.

Hunka dá a dica de quem conseguiu conquistar uma vaga no mercado tão concorrido: “Basicamente, é procurar uma formação, fazer cursos extracurriculares, buscar uma segunda língua, principalmente inglês, depois uma terceira língua, e participar de processos e dinâmicas. Só assim ele vai se sentir mais à vontade para demonstrar quem ele é e o que ele é capaz”.

SERVIÇO 

I Feira de Estágios de Pernambuco
Dias 6 e 7 de abril, das 17h às 22h
Na sede da FCAP (Av. Abdias de Carvalho, nº 252, Madalena)
Informações: www.feiradeestagiospe.com.br
O acesso é gratuit
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário