terça-feira, 14 de junho de 2011

Um único celular pode derrubar um avião aponta estudo


Um estudo divulgado nesta segunda-feira (13) pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) concluiu que um único aparelho ligado durante um voo pode afetar o avião e causar um acidente fatal. O uso de dispositivos eletrônicos como smartphones, telefones e tablets podem interferir nos sistemas de voo. 

A pesquisa ainda não foi divulgada e foi publicada pelo blog TechCrunch e pelo jornal DailyMail. Foi verificado que apenas um desses gadgets ligado durante o voo pode desativar o piloto automático do avião. Em caso de mal tempo, desestabilizam sistemas de navegação usados pelos pilotos. 

O estudo serve para alertar passageiros que insistem em manter os aparelhos ligados mesmo com os avisos dos comissários de bordo. Segundo a IATA, a interferência de um smartphone foi citada como possível motivo da queda de um avião na Nova Zelândia, em 2003, quando o piloto telefonou para casa. Oito pessoas morreram. 

Já a empresa Boeing, que fabrica aviões para diversas companhias, divulgou outro estudo dizendo que o iPad é o aparelho que causa maior interferência. Os smartphones Blackberry vem em seguida. Uma reportagem da rede de TV ABC, dos EUA, informou que pelo meno suma vez um celular causou alerta de falha no motor e cerca de 15 vezes interrompeu o sistema dos aviões. 

O documento do IATA finaliza afirmando que nos últimos seis anos aconteceram 75 incidentes envolvendo dispositivos eletrônicos.
Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário