terça-feira, 5 de julho de 2011

Agricultores realizam o terceiro Grito da Terra Pernambuco nesta terça

Do NE10
Nesta terça-feira (5),  a partir das 13h, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) promove o 3º Grito da Terra Pernambuco. Cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de todas as regiões do Estado devem ocupar as ruas do Recife  em uma caminhada que vai percorrer desde a Rua Gervásio Pires até o Palácio do Campo das Princesas, no Centro, para cobrar do governo pernambucano um posicionamento sobre a pauta com 157 reivindicações que foi entregue no dia 31 de maio. O movimento também conta com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Contag e CUT. 

Na tarde desta segunda deve ser finalizada a negociação das reivindicações no 3º Grito da Terra Pernambuco, que ocorreu durante três dias na semana passada. Ao todo, 14 secretarias receberam uma delegação da Fetape para discutir os itens da pauta. A partir dos debates, algumas ações já foram previstas nesse primeiro momento, mas a expectativa é de que o governador Eduardo Campos possa receber uma comissão dos trabalhadores e trabalhadoras nesta terça.
Os trabalhadores esperam que o governador divulgue metas e recursos que serão direcionados para as ações solicitadas pelo Movimento Sindical. Para garantir que todos os acordos firmados durante esse período de mobilização se concretizem, a Federação solicitou ao Governo que possa entregar, por escrito, as respostas para todos os itens da pauta.

A pauta de reivindicações traz quatro grandes eixos: Combate à Pobreza e Desenvolvimento Rural; Combate à Desigualdade de Gênero e Geração; Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica e Qualidade de Vida no Campo. Durante o percurso da mobilização desta terça, também serão distribuídos panfletos indicando o motivo da mobilização e as principais reivindicações apresentadas, para pedestres e motoristas.
Uma comissão organizada pela Coordenação de Meio Ambiente da Fetape também estará recolhendo o lixo que possa ser produzido pelos participantes e distribuirá, com os agricultores e agricultoras, mil mudas de diferentes espécies, estimulando o plantio para o reflorestamento de áreas desmatadas no interior. Essa ação pretende sensibilizar os trabalhadores para o fato de que produzir para o consumo é importante, mas a preservação da natureza deve ser garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário