sexta-feira, 8 de julho de 2011

Peças de um computador

Breve histórico



Se você usa um computador (desktop), já deve saber que não existe uma parte única chamada "computador". Um computador é, na verdade, um sistema de muitas partes funcionando em conjunto. As partes físicas, que você pode ver e tocar, são denominadas coletivamente hardware. O software, por outro lado, se refere às instruções (ou programas) que dizem ao hardware o que fazer.
A ilustração abaixo mostra os dispositivos de hardware mais comuns em um sistema de computador desktop. Seu sistema pode ter uma aparência um pouco diferente, mas provavelmente possui a maioria destas peças. Um computador laptop possui peças semelhantes, mas as combina em um único pacote do tamanho de um caderno.

Imagem de um sistema de computador desktop
obs: o numero 3 é erroneamente chamado de CPU (unidade central de processamento) porem a imagem está mostrando um GABINETE

Unidade de sistema

unidade de sistema é o núcleo de um sistema de computador. Normalmente, é uma caixa retangular colocada sobre a mesa ou embaixo dela. Dentro dessa caixa estão os componentes eletrônicos que processam as informações. O mais importante desses componentes é a CPU (unidade de processamento central) ou microprocessador, que atua como o "cérebro" do computador.


Outro componente é a memória RAM, que armazena temporariamente informações utilizadas pela CPU enquanto o computador está ligado. As informações gravadas na RAM são apagadas quando o computador é desligado.

Quase todas as outras partes do computador se conectam à unidade de sistema por meio de cabos. Os cabos são conectados a portas (aberturas) específicas, geralmente na parte traseira da unidade de sistema. O hardware que não faz parte da unidade de sistema é chamado dispositivo periférico ou simplesmente dispositivo.

Imagem de uma unidade de sistema


Armazenamento

O computador possui uma ou mais unidades de disco, ou seja, dispositivos que armazenam informações em um disco de plástico ou de metal. O disco preserva as informações mesmo quando o computador está desligado.

Unidade de disco rígido

unidade de disco rígido do computador armazena informações em um disco rígido, que é um prato rígido ou pilha de pratos com uma superfície magnética. Como os discos rígidos podem reter uma grande quantidade de informações, normalmente eles funcionam como principal meio de armazenamento do computador, guardando praticamente todos os programas e arquivos. Em geral, a unidade de disco rígido fica localizada dentro da unidade de sistema.
Imagem de uma unidade de disco rígido

Unidades de CD e DVD

Hoje em dia, quase todos os computadores vêm equipados com uma unidade de CD ou DVD, geralmente localizada na frente do gabinete. As unidades de CD usam lasers para ler (recuperar) dados de um CD, e muitas também podem gravar dados em CDs. Se você tiver uma unidade de disco gravável, poderá armazenar cópias de seus arquivos em CDs vazios. A unidade de CD também serve para tocar CDs de música no computador.
Imagem de um CD
CD
As unidades de DVD fazem o mesmo que as unidades de CD e também lêem DVDs. Se você tiver uma unidade de DVD, poderá ver filmes no computador. Muitas unidades de DVD podem gravar dados em DVDs vazios.

Dica

Se você tiver uma unidade de CD ou DVD gravável, faça backup (copie) periodicamente de seus arquivos importantes em CDs ou DVDs. Dessa forma, caso venha a ocorrer alguma falha no disco rígido, você não perderá os dados.

Unidade de disquete

As unidades de disquete armazenam informações em discos, também chamados discos flexíveis ou disquetes. Comparado a CDs e DVDs, os disquetes podem armazenar apenas uma pequena quantidade de dados. Eles também recuperam informações de forma mais lenta e são mais vulneráveis a danos. Por esses motivos, as unidades de disquete são cada vez menos usadas, embora ainda sejam incluídas em alguns computadores.
Imagem de um disquete
Disquete
Por que os disquetes são chamados "discos flexíveis"? Mesmo que o exterior seja feito de plástico rígido, isso é apenas a capa. O interior do disco é feito de um material de vinil fino e flexível.

Mouse

Mouse é um pequeno dispositivo usado para apontar e selecionar itens na tela do computador. Embora existam mouses de várias formas, o modelo mais comum se assemelha a um rato (como diz o nome em inglês). Ele é pequeno e alongado, sendo conectado à unidade de sistema por um cabo comprido que faz lembrar uma cauda. Alguns mouses mais novos são sem fio.
Imagem de um mouse de computador
Mouse

O mouse geralmente possui dois botões: um botão principal (normalmente o da esquerda) e um botão secundário. Muitos mouses também têm uma roda entre os dois botões, que permite percorrer as telas de informações.
Imagem de ponteiros do mouse
À medida que você move o mouse com a mão, um ponteiro na tela se move na mesma direção. (A aparência do ponteiro pode mudar dependendo da sua posição na tela.) Quando quiser selecionar um item, aponte para ele e clique no botão principal, ou seja, pressione-o e solte-o. Apontar e clicar com o mouse é a principal maneira de interagir com o computador. 

Teclado

A finalidade principal do teclado é digitar texto no computador. Ele possui teclas para letras e números, exatamente como em uma máquina de escrever. A diferença está nas teclas especiais:
  • As teclas de função, localizadas na linha superior, executam funções diferentes dependendo de onde são usadas.
  • teclado numérico, localizado à direita na maioria dos teclados, permite inserir números rapidamente.
  • As teclas de navegação, como as teclas de seta, permitem mover sua posição dentro de documentos ou páginas da Web.
Imagem de um teclado
 Teclado
                                                                                               
Você também pode usar o teclado para executar muitas das mesmas tarefas que executa com um mouse. 

Monitor

monitor exibe informações em forma visual, usando texto e elementos gráficos. A parte do monitor que exibe as informações é chamada tela. Como a tela de uma televisão, a tela de um computador pode mostrar imagens paradas ou em movimento.
Existem dois tipos básicos de monitores: CRT (tubo de raios catódicos) e LCD (vídeo de cristal líquido). Ambos produzem imagens nítidas, mas os monitores LCD levam vantagem por serem mais finos e mais leves. Os monitores CRT, porém, costumam ter preço mais acessível.
Imagem de monitores LCD e CRTMonitor LCD (à esquerda); monitor CRT (à direita)


Impressora

Uma impressora transfere dados de um computador para o papel. Você não precisa de impressora para usar o computador, mas, se tiver uma, poderá imprimir emails, cartões, convites, anúncios e outros materiais. Muitas pessoas também preferem imprimir suas fotos em casa.
Os dois principais tipos de impressora são a jato de tinta e a laser. As impressoras a jato de tinta são as mais populares para uso doméstico. Elas podem imprimir em preto e branco ou em cores e produzem fotos de alta qualidade quando usadas com papel especial. As impressoras a laser são mais rápidas e mais adequadas para uso intenso.
Imagem de impressoras a jato de tinta e a laserImpressora a jato de tinta (à esquerda); impressora a laser (à direita)


Alto-falantes

Os alto-falantes são usados para tocar som. Podem vir embutidos na unidade de sistema ou ser conectados com cabos. São eles que permitem ouvir música e efeitos de som no computador.
Imagem de alto-falantes de computadorAlto-falantes do computadorBIBLIOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário