quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nasa descobre água líquida na superfície de Marte

Provável água em estado líquido escorrendo de uma encosta do planeta.

A agência espacial americana Nasa confirmou, nesta quinta-feira (4), ter fortes evidências da existência de água líquida na superfície de Marte. Os dados foram descobertos pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) durante os meses mais quentes do planeta vermelho.

A água líquida seria salgada e aparece em encostas voltadas para o hemisfério sul do planeta. De cor enegrecida, a substância foi vista durante a primavera e o verão. Já no inverno ela foi menos vista e só voltou a surgir na primavera seguinte.

De acordo com o cientista Richard Zurek, do projeto JET (Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa), em Pasadena, Califórnia, A substância escura é diferente de outros tipos de recursos encontrados nas encostas marcianas.

A descoberta coloca Marte como um possível destino para a exploração humana no futuro. 

Alguns aspectos das observações feitas pela sonda ainda intrigam os cientistas, mas o fato de a água ser salgada reforçaria a hipótese de o solo marciano ter o líquido.

Nas estações mais quentes, a temperatura local subiria acima do ponto de congelamento e a água escorreria sob uma fina camada de poeira, encosta abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário