quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MEC confirma que questões vazadas eram de pré-teste de Enem

 Pré-teste foi aplicado em outubro de 2010 no Colégio Christus, em Fortaleza.
Um total de 14 perguntas foram copiadas, segundo o ministério.

 

O Ministério da Educação confirmou nesta quinta-feira (27) que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vazaram estavam no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010.

De acordo com nota publicada no site do MEC, a conclusão foi de que as questões de matemática e ciências da natureza e ciências humanas e linguagens de dois dos 32 cadernos de questões do pré-testes foram copiadas, das quais 14 constavam da prova do Enem 2011.

Ainda, de acordo com o texto, todos os cadernos foram devolvidos, devidamente conferidos, e depois incinerados. Não houve, portanto, extravio do material.

O pré-teste foi aplicado para duas turmas, também sorteadas, uma de 47 alunos e outra de 44 alunos, em um dia normal de aula. Os alunos e a escola haviam sido informados apenas de que se tratava de um pré-teste para o banco nacional de itens, que auxiliaria nas avaliações da educação básica.

Segundo a nota publicada pelo MEC, os pré-testes aplicados pelo Inep seguem procedimentos sigilosos. Apenas os alunos têm acesso aos cadernos durante a aplicação que é acompanhada por três fiscais em cada turma.

O MEC enfatizou que as questões reproduzidas não eram de domínio público, e não poderiam ter sido memorizadas pelos estudantes, devido ao grau de detalhismo e similaridade. Também está afastada a hipótese de que as questões teriam circulado pela web antes da realização da prova.

De acordo com a nota, a decisão do Inep de cancelar as provas realizadas pelos alunos do Colégio Christus baseia-se unicamente no princípio da isonomia, fazendo-se justiça. "Na medida em que os estudantes do colégio tiveram acesso a essas questões, eles passaram a ter vantagem em relação aos demais participantes.
Assim, a reaplicação da prova é a melhor forma de compensar prejuízos ou favorecimentos a qualquer participante, já que a metodologia de análise dos resultados permite a comparabilidade", diz o texto.

 

Do G1, em São Paulo

 

Um comentário:

  1. Olá, Diego, estou tão indignada com tudo que ocorre no Brasil que nem sei mais o que falar, antes era tudo tão bem feito, não existia nenhuma possibilidade de vazar uma prova de vestibular, na época.
    Hoje tudo virou uma bagunça, não podemos confiar em nada, se isso é democracia, que Deus me livre, eu preferia ter outra forma de ...perdoe, já ia dizer bobagem, se der, comente lá no post, se tiver coragem, pois já fui até ameaçada.
    Abraço afetuoso e amigo da Mery*

    ResponderExcluir