terça-feira, 15 de novembro de 2011

Aurora austral é registrada por astronautas de Estação Espacial



 
A imagem divulgada pela Nasa foi feita por astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS - sigla em inglês), quando passavam pelo sul do Pacífico, no dia 18 de setembro deste ano. A foto mostra uma aurora austral que ocorreu durante órbita ascendente no sul da Austrália, a oeste da América Central.

AURORAS AUSTRAIS - Acontecem quando os íons do vento solar colidem com os átomos de oxigênio e nitrogêneo na atmosfera superior. Com as colisões, os átomos emitem luz à medida que retornam ao seu nível de energia original, deixando a aurora visível.

Do NE10 Com agências

15 de Novembro dia da Proclamação da República

Hino à Proclamação da República

Marechal Deodoro


José Joaquim Medeiros de Albuquerque

Seja um pálio de luz desdobrado
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus.
Seja um hino de glória que fale
De esperanças de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre país
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos unidos levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha avante da Pátria no altar!
Liberdade! Liberdade!...
Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue no nosso pendão
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder,
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!
Liberdade! Liberdade!...
Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado
Sobre as púrpuras régias de pé!
Eia pois, brasileiros, avante!
Verdes-louros, colhamos louçãos!
Seja o nosso país triunfante
Livre terra de livres irmãos!
Liberdade! Liberdade!...

Negros e pardos são maioria em 56,8% dos municípios, mostra estudo


Da Agência Brasil

O número de municípios onde os domicílios tinham maioria de pretos e pardos aumentou 7,6 pontos percentuais, entre 2000 e 2010, ao passar de 49,2% para 56,8%. A constatação faz parte do Mapa da População Preta & Parda no Brasil Segundo os Indicadores do Censo de 2010, divulgado no ultimo dia 14.

Em 1.021 cidades (18,3% do total), pretos e pardos eram mais de 75% da população. O estudo foi elaborado pelo Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O percentual de pessoas que se declararam pretas passou de 6,2% para 7,6% em uma década. O aumento foi maior entre as que se declararam pardas, de 38,5% para 43,1% no mesmo período. Em 2010, aproximadamente 91 milhões de pessoas se classificaram como brancas, 15 milhões como pretas, 82 milhões como pardas, 2 milhões como amarelas e 817 mil como indígenas.

O coordenador da pesquisa, Marcelo Paixão, acredita que os indicadores com base no Censo 2010 foram influenciados pelo processo de valorização da presença afrodescendente na sociedade brasileira e pela adoção das políticas afirmativas.

“Esses dados demonstram não só uma mudança demográfica, mas também política, social e cultural, porque expressa uma nova forma de visibilidade da população negra brasileira ao estimular que as pessoas assumam sua cor de pele de uma maneira mais aberta.”
O censo, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada dez anos, introduziu, em 2010, a pergunta sobre cor ou raça para todos os domicílios e não mais por amostra, como era feito anteriormente.

Segundo Marcelo Paixão, a comparação dessa informação com dados futuros do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do ano que vem e o Censo de 2020, será muito útil para traçar um perfil mais fiel da população.
“O interessante para 2020 é verificar se esse percentual da população preta e parda no Brasil vai continuar aumentando. Porque é claro que tem também uma população que não é negra. O ideal é que as bases de dados expressem melhor o perfil da população brasileira, que corresponda à realidade”, disse o economista.

De acordo com o levantamento de 2010, São Paulo é a cidade com maior número de pretos e pardos em todo o país, com cerca de 4,2 milhões, seguido do Rio de Janeiro (cerca de 3 milhões) e Salvador (cerca de 2,7 milhões).
Se forem considerados apenas negros, Salvador lidera o ranking com 743,7 mil, seguida de São Paulo (736 mil) e do Rio (724 mil).
No Norte e no Nordeste, respectivamente, 97,1% e 96,1% dos municípios eram formados por maioria preta e parda. No Centro-Oeste, esse percentual chegava a 75,5%, no Sudeste, a 37,1% e, no Sul, a apenas 2,3%.

Cunhataí, em Santa Catarina, é a única cidade brasileira sem a presença de pessoas que se declararam pretas.

Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de Aloe vera



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União.

A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de “novos alimentos”, a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.

De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estudante é agredido em escola de Botucatu, SP, e passará por cirurgia


Um estudante de 15 anos teve o maxilar fraturado em dois pontos após ser agredido por um colega no portão da Escola Municipal Jonas Alves Araújo, em Botucatu, no interior de São Paulo. A agressão aconteceu no portão do colégio nesta quarta-feira (9). No fim da tarde desta quinta-feira (10), o adolescente passava por exames.

Segundo a tia do menino, Eliana Leite Lopes, ele passará por uma cirurgia na próxima quinta-feira (17) para recompor a fratura. Eliana afirmou que o garoto desmaiou após ser atingido por um soco.

“Ele me falou que não sabe nem de onde o menino veio. Ele só colocou a mão da boca e, quando acordou, estava no banheiro”, contou a tia. “Não é a primeira vez que acontece isso. Toda semana a gente está na escola pedindo providência para a diretora.”

O adolescente foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda dentro da escola, que fica no bairro Comerciários. Segundo a família, um boletim de ocorrência foi registrado em uma delegacia. A diretoria da escola informou que o aluno agressor foi suspenso por 3 dias.

DO G1

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SJCC abre vaga para coordenador de vendas


O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) está com inscrição aberta para uma vaga de coordenador de vendas.

Os candidatos devem ser formados em administração, marketing, publicidade ou relações públicas, e ter experiência com gestão de equipes e ferramentas da qualidade.

As inscrições, abertas até a próxima quarta (16), devem ser feitas através do site www.jc.com.br/bancodetalentos - o candidato seleciona Call center como Área de interesse e, na vaga, Coordenador.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Um por todos e todos por um

Se destruirmos a resiliência da Terra, em vez de um globo como
o da esquerda, teremos um flácido e combalid

No decorrer dos últimos 2,6 milhões de anos, o clima da Terra tem passado por ciclos repetidos de frio intenso - as chamadas “eras glaciais”- com duração média de 40.000 ou 100.000 anos, intercalados por tempos interglaciais relativamente amenos, de muito mais curta duração, em um dos quais aparentemente nos encontramos. A causa dessas variações ambientais é essencialmente astronômica e ignora-se o que o futuro distante nos reserva, mas de qualquer forma, desde o fim algo convencional da última idade do gelo, há cerca de 11.700 anos, tem sido mantida certa estabilidade climática global, com alterações ambientais dentro de limites de variação que viabilizaram o surgimento da civilização, sua expansão subsequente e o crescimento numérico cada vez mais acelerado da humanidade.

Nos últimos 200 anos, porém, após o início da Revolução Industrial, as conseqüências das ações humanas vêm ultrapassando alguns desses limites e pondo em risco a própria existência futura da civilização, pelo menos sob a forma na qual a conhecemos.  Com o objetivo de identificá-los e quantificá-los, um grupo seleto de 29 pesquisadores de oito países situados na vanguarda do conhecimento científico, liderados pelo Professor Johan Rockström da Universidade de Estocolmo, realizou e publicou um importante estudo de identificação e avaliação de até que ponto as consequências das atividades humanas são suportáveis.

O grupo procurou identificar que processos biofisicoquímicos, naturais ou não, estão criando situações de risco e selecionou nove deles, para os quais existe a necessidade de estabelecerem-se limites às ações humanas que os afetam. São eles: mudanças climáticas, ritmo da perda de diversidade biológica em terra e no mar, interferência com os ciclos naturais de nitrogênio e fósforo, redução da camada de ozônio, uso dos recursos globais de água doce, poluição química, quantidade dos aerossois na atmosfera, mudanças na utilização das terras, e acidificação dos mares.

Ficou claro que, com as deficiências de conhecimento ainda prevalecentes, o estudo deve ser considerado uma aproximação, a ser aprimorada futuramente. Por precaução, nos casos de dúvida houve sempre o cuidado de levar em consideração somente valores conservadores no estabelecimento dos limites propostos para os processos identificados como em situação de risco.

As conclusões do estudo indicaram que as conseqüências das ações humanas se encontram perto de alcançar os limites aceitáveis em quatro processos: uso dos recursos globais de água doce, mudanças na utilização das terras, acidificação dos mares e interferência no ciclo natural de fósforo. A análise indicou ainda que em três outros processos – ritmo da perda de diversidade biológica, mudanças climáticas e interferência no ciclo natural de nitrogênio – os limites aceitáveis da interferência humana já foram ultrapassados, como adiante se comenta.

É evidente que a perda de diversidade biológica, mesmo considerando que a extinção de espécies é um processo natural, foi largamente acelerada pelas atividades humanas. Hoje o ritmo de extinções é de 100 a 1.000 vezes maior do que possa ser considerado um fenômeno natural, havendo outras estimativas que elevam estes fatores para até 4.000 vezes.

Quanto às mudanças climáticas causadas por ação antrópica, elas são hoje uma indiscutível realidade e, quanto a isto, já se evidenciam indícios de perda da estabilidade global. Há uma convergência de opiniões de que um aumento de 2º C será o máximo aceitável e foi sugerido pelo grupo que a proporção de 350 ppm de CO2 na atmosfera deveria ser o limite, que hoje já se encontra ultrapassado. Chamou-se também a atenção para o fato de que as previsões indicadas pelo Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas não levam na devida conta os efeitos de retroalimentação do processo de aquecimento, tais como os decorrentes da redução das áreas cobertas por gelo ou das mudanças na distribuição da vegetação. Se esses fatores forem considerados, o aumento previsto da temperatura poderá atingir 4o a 6º C, capaz de ameaçar a própria viabilidade das sociedades humanas em futuro não muito distante.

As alterações do ciclo natural do nitrogênio se devem em maior escala às práticas da moderna agricultura. As atividades humanas, com o uso exagerado de fertilizantes e o cultivo em larga escala de plantas leguminosas, convertem a cada ano cerca de 120 milhões de toneladas de nitrogênio atmosférico inerte em formas reativas que alteram negativamente os processos naturais, agravando o efeito estufa, poluindo os solos, a água doce, os mares e a atmosfera, e tornando sem vida, por eutroficação, extensas áreas dos ambientes aquáticos, situação esta particularmente séria em algumas regiões dos oceanos.

Há ainda a considerar que os processos citados não devem ser considerados isoladamente. Como disse Rockström, em palestra intitulada "Deixe o meio ambiente guiar o nosso desenvolvimento", esses processos podem “funcionar como os três mosqueteiros e seu lema máximo: um por todos e todos por um”. Existem efeitos sinergéticos e, se o limite é excedido em um deles, há acréscimo em situações de risco para outros, podendo sê-lo em âmbito mundial.

O grupo acentuou que o resultado do estudo constituiu uma tentativa pioneira de quantificar os limites de segurança para que seja mantida a relativa estabilidade ambiental ocorrente após a última era glacial. Ele constitui uma relevante fonte potencial de informações para os tomadores de decisões nos mais altos níveis de direção dos diferentes países, evidenciando-lhes a gravidade da situação, a magnitude das ações precautórias necessárias e os rumos a tomar para que se revertam as tendências identificadas e não se atinja um grau de degradação ambiental potencialmente catastrófico e sem retorno.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Médico desenvolve técnica que usa laser para transformar olhos castanhos em azuis

Procedimento custa o equivalente a R$ 8.750
e é polêmico entre oftalmologistas

O médico Gregg Homer, do Estado americano da Califórnia, anunciou um procedimento a laser que transforma olhos marrons em azuis.

A técnica utiliza raios de laser em uma frequência específica para remover a melanina – pigmento que dá cor aos olhos – da íris e torná-la azul em cerca de 20 segundos.
Pessoas com olhos castanhos têm melanina na frente de sua íris. Já as pessoas de olhos azuis têm esse pigmento marrom apenas na parte de trás da íris. É essa falta de pigmento que cria a cor azul.

Segundo o site da revista Wired, cerca de 17% das pessoas em todo o mundo têm olhos azuis e 80% têm olhos castanhos.

O tratamento desenvolvido há muitos anos pelo médico pode se tornar comercialmente viável em três anos.

Oftalmologistas têm manifestado preocupações sobre o uso de laser para alterar a aparência natural dos olhos. Segundo o site Wired, alguns profissionais dizem que os resquícios da queima do pigmento marrom do olho podem bloquear vasos oculares microscópios, provocando glaucoma, inflamação, catarata e, principalmente, perda de visão.

Homer disse que busca um financiamento equivalente a R$ 1,4 milhão (500 mil libras) para um grande teste de sua técnica em um grupo de pessoas. Segundo ele, o procedimento custa R$ 8.750 (US$ 5.000).

O Globo: 43% dos alunos "alfabetizados" não sabem ler



43% dos alunos “alfabetizados” não sabem ler

Prova realizada pela primeira vez nas capitais de todo o país revelou que
43,9 % dos alunos que concluíram o terceiro ano do fundamental não sabem ler e que
46,6% não sabem escrever.

domingo, 6 de novembro de 2011

Tomar duas xícaras de café expresso por dia faz bem à saúde, diz estudo


A cafeína, substância encontrada no café, chá, refrigerante e chocolate, pode ser consumida sem medo. Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a ingestão de duas xícaras de café expresso por dia a seus pacientes. Segundo a SBC, o uso moderado da cafeína não oferece risco à saúde. Até os hipertensos estão liberados para tomar seu cafezinho.

Segundo a SBC, a elevação da pressão arterial após o consumo de cafeína é mínima e temporária. Sendo assim, o café não oferece risco aos hipertensos. A bebida também possui antioxidantes que preservam os vasos sanguíneos, pois inibem a ação nociva de radicais livres sobre as paredes das artérias.

A informação de que a cafeína também provocaria osteoporose nas mulheres vem sendo contestada. De acordo com os médicos, a cafeína realmente impede a absorção de cerca de 2 miligramas de cálcio. No entanto, um copo de leite desnatado possui cerca de 300 miligramas do mineral.

Fonte: Agência Estado

sábado, 5 de novembro de 2011

Cobra de 6 metros de comprimento foi encontrada na Zona Oeste de Manaus


Uma cobra sucuri de aproximadamente seis metros de comprimento foi capturada em via pública na noite desta sexta-feira (4), por volta das 21h, na estrada da Cachoeira Alta, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

O réptil famoso pelas lendas da 'Anaconda', foi resgatado pelo autônomo Fernando Alberto, de 30 anos, que retirou o animal da pista e entrou em contato com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BAPM).

"Eu e meus amigos imobilizamos a cobra e tiramos ela da pista porque tem alguns caminhoneiros que não poupam animais. Colocamos o réptil na caçamba da picape e chamamos as autoridades ambientais neste sábado (5) pela parte da manhã".

De acordo com informações do cabo Ivani Maximos do BAPM, o animal apresenta estado de saúde estável e será solto em breve em seu habitat natural, próximo à ilha de acesso ao Arquipélago de Anavilhanas, a 100 km de Manaus.

do g1

Morre na Colômbia o chefe máximo das Farc, Alfonso Cano, diz governo



 

Morte do guerrilheiro foi confirmada pelo Ministério da Defesa.
Presidente prometeu 'cadeia ou tumba' para os membros da guerrilha.

 

O chefe máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido por “Alfonso Cano”, foi morto por tropas do Exército da Colômbia em território do próprio país, informou o Ministério da Defesa nesta sexta-feira (4).

Alberto Gonzalez Mosquera, governador do departamento de Cauca, região onde o chefe guerrilheiro foi morto, também confirmou a informação à Rádio Caracol.
"As forças militares da Colômbia alcançaram um de seus objetivos militares mais importantes. Alfonso Cano foi abatido no departamento de Cauca", disse o governador Mosquera.

'Cadeia ou tumba'

O presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, disse que a morte de Cano “foi o golpe mais contundente da história das Farc -que foram enfraquecidas ao longo dos anos por uma série de vitórias das autoridades colombianas.
O próprio Santos, ministro da Defesa no governo anterior de Álvaro Uribe, deve em muito sua eleição ao sucesso das ações contra a guerrilha.
Ao falar sobre a morte de Cano, Santos também voltou a pedir para que os guerrilheiros deixem a luta armada “ou vão terminar os dias na cadeia ou em uma tumba”.

uta armada “ou vão terminar os dias na cadeia ou em uma tumba”.
"Não devemos ser triunfalistas, devemos perseverar e insistir até conquistar um país em paz onde todos possam trabalhar por um futuro melhor", acrescentou o presidente.
Segundo o ministro de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, na ofensiva contra Cano também foram capturados quatro guerrilheiros, entre eles o chefe de segurança das Farc, "El Índio Efraín". A ofensiva também teria matado uma suposta companheira de Cano.
mapa colombia cano (Foto: Arte G1) A captura de "El Indio" ocorreu na zona montanhosa entre os municípios de Suárez e Buenos Aires, onde prosseguiam intensos combates entre tropas do Exército e guerrilheiros das Farc.
Pinzón explicou que houve um bombardeio na manhã de sexta e que, posteriormente, ocorreu um combate em terra.

"Em uma operação que começou há vários dias, mas que se materializou a partir das 8h30 da manhã, tropas das forças militares iniciaram uma operação de bombardeio, em uma área do departamento de Cauca (sul). Ali caíram alguns membros da estrutura de segurança do conhecido Alfonso Cano", afirmou Pinzón.

"Posteriormente, as tropas iniciaram um cerco militar na área. No decorrer da tarde entraram em uma situação de combate e de perseguição deste indivíduo e da estrutura que o acompanhava. Ali Alfonso Cano caiu", explicou Pinzón.

Na operação, no qual também teria morrido sua "companheira sentimental", participaram entre 800 e 1.000 soldados, segundo fontes militares.
Há até poucos dias atrás as autoridades acreditavam que Cano se encontrava em uma região entre os departamentos de Tolima, Valle e Huila, mas o chefe rebelde conseguiu chegar até o Cauca, mais ao sul, ao que parece buscando a proteção das frentes guerrilheiras que operam no local, onde as Farcs se tornaram fortes.

Segundo o especialista do conflito Ariel Avila, da Corporação Novo Arco Íris, há cerca de vinte dias eram registrados intensos combates entre a guerrilha e o Exército na região, e em apenas 24 horas ocorreram cerca de quinze bombardeios.

 

Forte terremoto atinge o Chile

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, tremor atingiu magnitude 5,8.
Não há ainda informações sobre vítimas ou danos.

Um forte terremoto de magnitude 5,8 atingiu o norte do Chile neste sábado (5), informou Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Não há informações sobre danos ou vítimas.
As minas de cobre da região também não foram afetadas.
O tremor ocorreu às 5h13 (horário de Brasília) e teve seu epicentro 22 quilômetros a nordeste de Antofagasta, a uma profundidade de 33 quilômetros.

O serviço estatal de emergência Onemi afirmou que o tremor derrubou os serviços de telefonia celular em algumas regiões, mas não houve relatos de danos.

Um autoridade sindical do depósito de cobre Mantos Blancos, que explora 90 toneladas do produto por ano, afirmou que os trabalhadores sentiram o tremor, mas que as operações não cessaram.

 

Empresa italiana lança primeiro relógio inteligente. Será que pega?

Sempre ficamos surpresos quando a vida real imita o que nos acostumamos a ver na ficção-científica. É o caso do I’m Watch. Trata-se do primeiro relógio inteligente com acesso à internet e outras funções. Com ele é possível fazer ligações, receber SMSs e acessar emails – sem falar de que também mostra as horas, obviamente.

Quem sempre se imaginou usando um relógio no melhor estilo Dick Tracy ou Power Rangers, este é o momento ideal. Só fica a dúvida se o I’m Watch será um sucesso ou um fracasso retumbante. Será que as pessoas se sentirão confortáveis em ter tudo concentrado em seus pulsos – tocador de música, telefone celular, email. Ou ainda, será que se adaptarão por uma tela tão pequena?. Ou tudo isso é o início de uma nova era de um nicho ainda pouco explorado?

O I’m Watch é feito pela companhia italiana de mesmo nome e tem tela sensível ao toque, 64MB de memória RAM, 4GB de armazenagem e roda sistema operacional Android 1.6. A bateria dura três horas com o telefone ligado no autofalante. Ele se comunica com seu telefone através de bluetooth, de onde acessa dados úteis como chamadas, mensagens e outras configurações. No lançamento, ele começa operando com iPhone e aparelhos com Android, mas futuras versões com Windows 7 e BlackBerry são aguardadas para breve.
O lançamento está previsto para janeiro de 2012 e irá custar cerca de 400 dólares, em diferentes versões de cores.

do: mundobit

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Achados na Argentina restos de mamífero de 93 milhões de anos


O crânio de um pequeno mamífero do Cretáceo tardio da América do Sul, que viveu há 93 milhões de anos, foi encontrado na Patagônia, anunciaram esta quinta-feira (3) cientistas argentinos, que o batizaram de 'Cronópio' inspirados em um personagem do escritor Julio Cortázar.

O mamífero media de 10 a 15 centímetros e tinha grandes caninos, segundo uma reconstituição do animal apresentada nesta quinta-feira durante coletiva celebrada na Universidade Maimónides de Buenos Aires.

"Na época dos dinossauros, nenhum mamífero superava o tamanho de um rato e podia fazer o que quisesse debaixo da terra e de noite, mas não à vista dos dinossauros", afirmou Sebastián Apesteguía, um dos três cientistas autor da descoberta, publicada na edição desta quinta-feira da revista científica britânica Nature.

Pesquisador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conicet) na Universidade Maimónides, Apesteguía e seus colegas, Leandro Gaetano e Guillermo Rougier, encontraram o crânio em um sítio paleontológico na província de Rio Negro (sul), conhecido como 'La Buitrera'.

'La Buitrera' é considerada uma janela para estudar como eram os animais pequenos e médios há mais de 93 milhões de anos, e ali já foram encontrados fósseis de uma serpente com patas e de um dinossauro parente dos velociraptores, que foi chamado buitreraptor.

A descoberta do crânio possibilita reconhecer a anatomia deste tipo de animal, pequeno como um rato e com grandes caninos, que seus descobridores acharam parecido ao 'Scrat', simpático esquilo protagonista de 'A Era do Gelo', o popular filme de animação americano.

O nome Cronópio foi "uma singela homenagem a Cortázar, que me influenciou por toda a vida", afirmou Rougier, que está nos Estados Unidos, ao jornal La Nación.

"Este fóssil nos surpreendeu muito por suas características peculiares e decidimos dar a ele o nome dos cronópios, estes seres estranhos e afáveis que vão de esferas verdes e pegajosas a seres semi-humanos", explicou o cientista.

Na América do Sul, até agora se conheciam mamíferos do Cretáceo Inferior, mas o Cronópio é o primeiro do Cretáceo superior, daí sua importância, informou o Conicet em um comunicado.

Fonte: AFP

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cyberbullying


A intolerância, marca registrada da humanidade, já provocou muitos conflitos pelo mundo. Atualmente, ela é responsável pelo bullying, um problema nascido das diferenças (social, intelectual e física) existentes na sociedade.

O termo bullying origina-se da palavra inglesa bully que como adjetivo significa valentão e o verbo (to bully) quer dizer brutalizar, tratar o outro abusivamente pela força ou coerção. As vítimas desse fenômeno sofrem agressões intencionais e repetitivas, sem motivação evidente, empregadas por um indivíduo ou grupo. Pesquisas realizadas na Inglaterra mostram que o bullying pode acontecer em diversos locais como: escolas, trabalho, presídios, asilos de idosos, clubes e mesmo no núcleo familiar. 

Nem mesmo a realeza está livre deste fenômeno. No Japão, a princesa Aiko, de oito anos, filha do imperador Naruhito, deixou de ir ao colégio por causa de um suposto caso de bullying. No Brasil, esse tipo de violência também causa evasão escolar e prejudica o desenvolvimento estudantil, tanto da vítima quanto do agressor.  

Cyberbullying: mau uso da tecnologia 

A utilização maciça das tecnologias digitais por crianças e adolescentes fez surgir uma nova vertente do bullying: o cyberbullying. Nessa versão, as agressões saem do espaço físico e ganham a internet através de imagens, difamações e piadas que circulam livremente por e-mails, mensagens instantâneas, blogs, fotologs e redes sociais (como o Orkut,facebook....). 

Sempre com o intuito de promover constrangimento moral ou psicológico. O anonimato da internet facilita esse mau comportamento, uma vez que o agressor pode não se identificar ou ainda se apresentar com perfis falsos. A noção de impunidade é outro fator que encoraja a má utilização da rede mundial. Porém, é importante ressaltar que no Brasil já existem leis para punir crimes virtuais e que a identificação dos criminosos se torna possível através do IP (Internet Protocol), número que fica registrado no servidor e que permite o rastreamento das operações feitas em rede.  

Punição 

O praticante do bullying e cyberbullying pode sofrer processos e responder judicialmente pelas agressões. Para os autores maiores de 18 anos, a pena varia de acordo com a gravidade do caso e o agressor menor de idade ficará sujeito a medidas socioeducativas, também proporcional ao ato. Os pais também podem ser acionados pela justiça. Na semana passada um estudante mineiro foi condenado, pela 27º Vara Cível de Belo Horizonte, a pagar uma indenização de R$ 8 mil, pela prática de bullying, a uma colega de sala. A vítima relatou que era insultada constantemente pelo garoto que lhe colocava apelidos grosseiros, constrangendo-a diante dos amigos. 

Perfis 

Estudos da Plan Brasil (uma organização não-governamental de origem inglesa), realizados em 2009, observaram que os casos de bullying são mais frequentes entre os meninos. E a maioria dos alunos entrevistados julga que as agressões acontecem porque os “valentões” querem se tornar populares, buscam dominar os demais ou elevar o seu status social. A pesquisa alerta ainda que normalmente os agressores vêm de famílias desestruturadas e que assistem ou sofrem violência dentro de casa.  

Sinais comuns 

As vítimas de bullying ou ciberbullying não costumam falar sobre a violência sofrida, por isso, os psicólogos orientam que os pais ou responsáveis devem ficar atentos aos sinais de apatia, depressão, baixa auto-estima e insegurança. Alertam ainda para a necessidade de um acompanhamento profissional, a fim de evitar que o problema se estenda para a vida adulta.  

Responsabilidades divididas

 Especialistas apontam que o papel das escolas é fundamental para o combate a este tipo de agressão e que ela deve trabalhar com campanhas e atividades de conscientização e prevenção. Aos pais cabe a função de acompanhar as ações dos filhos no computador e orientá-los quanto ao bom uso das ferramentas virtuais, além de impor limites e regras que norteiem a conduta dos seus rebentos na internet.

do: acessaescola

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brasil é o 84º do ranking de desenvolvimento humano da ONU





O Brasil é o 84° colocado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2011, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A lista tem 187 países e o índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor o desempenho. O IDH 2011 do Brasil é 0,718, colocando o país no grupo de nações com desenvolvimento humano elevado. O índice brasileiro está acima da média global (0,682).

Na comparação com 2010, o Brasil subiu uma posição. A Noruega manteve a liderança no ranking, com IDH de 0,943. Em seguida estão a Austrália (0,929) e os Países Baixos (0,910) no grupo de países com desenvolvimento muito elevado. Nas últimas posições, com os piores índices, estão o Burundi (0,316), Níger (0,295) e a República Democrática do Congo (0,286), todos na África Subsaariana.

O IDH considera três dimensões fundamentais para o desenvolvimento humano: o conhecimento, medido por indicadores de educação; a saúde, medida pela longevidade; e o padrão de vida digno, medido pela renda.

Em 2011, para o Brasil, foram registrados 73,5 anos de expectativa de vida, 13,8 anos esperados de escolaridade (para crianças no início da vida escolar) e 7,2 anos de escolaridade média (considerando adultos com mais de 25 anos). A Renda Nacional Bruta (RNB) per capita dos brasileiros em 2011 considerada no cálculo do Pnud foi US$ 10.162.

Desde a criação do IDH, em 1980, o Brasil registra evolução no índice. Em três décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 11 anos, a média de escolaridade subiu 4,6 anos, mas a expectativa de anos de escolaridade caiu 0,4 ano. No período, a RNB per capita subiu cerca de 40%.

“As dimensões sociais, de educação e saúde foram as que mais causaram impacto no IDH do Brasil e fizeram com que o país ganhasse posições”, avaliou o economista do Relatório de Desenvolvimento Humano brasileiro, Rogério Borges de Oliveira. Entre 2006 e 2011, o Brasil subiu três posições no ranking do IDH, segundo o Pnud.

Apesar dos avanços, o IDH 2011 do Brasil está abaixo da média da América Latina (0,731). O desempenho brasileiro está atrás do Chile (0,805), da Argentina (0,797), do Uruguai (0,783), de Cuba (0,776), do México (0,770), do Panamá (0,768), do Peru (0,725) e do Equador (0,720).

Em relação aos outros países que compõem o Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, China, Índia e a África do Sul), o IDH brasileiro é o segundo melhor, atrás da Rússia. “É interessante colocar esses países em um mesmo grupo de comparação pelo tamanho continental, pelas populações enormes, pela importância política, por serem economias emergentes e por terem políticas similares em alguns pontos”, explicou Oliveira.

Além do índice principal, o Pnud também divulgou o IDH ajustado à desigualdade (Idhad), que capta perdas no desenvolvimento humano por causa das disparidades socioeconômicas; o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM); e o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que mede a perda de oportunidades das mulheres por causa da discriminação.

Fonte: Agência Brasil

Estado vai oferecer cursos de inglês e espanhol nas escolas públicas


O Governo do Estado oferecerá cursos intensivos de inglês e espanhol aos estudantes da rede estadual matriculados em 2011, no 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou médio integrado à educação profissional. Além dos cursos, o programa oferecerá 474 bolsas de intercâmbio para estudantes de 237 escolas da rede pública (dois alunos de cada unidade) que se destacarem nas aulas, como forma de incentivo e aperfeiçoamento dos estudos das línguas estrangeiras. Os países disponíveis para o intercâmbio são Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

O programa será lançado pelo governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (03/11), às 09 horas, no Palácio do Campo das Princesas. Estão sendo criadas 24 mil vagas, sendo cerca de 20 mil para os cursos de inglês e o restante para os cursos de espanhol. Até o final de 2012, o programa atenderá 72 mil alunos. Para a realização dos cursos e a promoção das viagens, o Governo do Estado está investindo R$ 50 milhões.

Cada escola terá sessenta vagas e as inscrições ocorrerão de 07 a 10 de novembro nas secretarias da própria unidade de ensino. As vagas serão preenchidas, prioritariamente, pelos alunos que obtiverem o melhor rendimento escolar em língua portuguesa e a melhor média global nos três primeiros bimestres deste ano letivo. No caso de estudantes com menos de 18 anos, será necessário apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis legais. O resultado final da seleção ocorre no dia 17 do mesmo mês.

As turmas terão entre 25 e 30 estudantes e o inicio das aulas está previsto para o dia 21 de novembro e o término desta etapa inicial para 23 de dezembro. O curso será oferecido nas próprias escolas estaduais. Em 2011, os cursos funcionarão de forma intensiva, com 162 horas de duração. Os horários serão diferenciados, de acordo com a modalidade de ensino. Os estudantes matriculados no ensino médio integral e regular, por exemplo, terão suas aulas ministradas diariamente. Já os estudantes do semi-integral, terão aulas três dias por semana.

Porto Digital é eleito o melhor parque tecnológico do Brasil pela 2ª vez


O prêmio foi anunciado durante o 21º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, organizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que aconteceu semana passada em Porto Alegre. Foi a segunda vez que o Porto Digital recebeu o reconhecimento. A última vez foi em 2007.

Durante o seminário ficou decidido que, em 2013, o Congresso Brasileiro de Inovação da Associação será realizado no Recife, tendo o Porto Digital como organizador. No mesmo ano, o maior parque tecnológico do Brasil será sede do Congresso Mundial de Parques Tecnológicos (IASP), o mais importante encontro do setor.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pai agride filho de 3 anos com chicote usado em cavalos, diz polícia em MS

Menino ficou com hematomas após
levar chicotadas do pai

Um homem de 34 anos é suspeito de agredir o filho de 3 anos em Alcinópolis, cidade a 387 quilômetros de Campo Grande, usando um chicote de couro, que segundo a Polícia Civil tem aproximadamente um metro. A família mora em uma fazenda a 40 quilômetros do município, onde o pai trabalha como caseiro.

O delegado Camilo Kettenhuber Cavalheiro, responsável pelo caso, disse que foi ao local acompanhado pelo Conselho Tutelar no último dia 28 de outubro, depois de receber uma denúncia anônima. Segundo ele, o menino não é filho biológico do suspeito, mas foi registrado por ele. “Chegando lá já vimos um hematoma na perna direita, como se tivesse apanhado com um laço. A mãe acabou dizendo que ele tinha sido agredido antes dos policiais chegarem”, relata.

A equipe de policiais civis esperou o suspeito, que estava trabalhando no campo, chegar em casa para levá-lo a delegacia. Segundo Cavalheiro, ele confessou ter agredido o filho após uma travessura. “Ele disse que bateu com um relho, um tipo de chicote para bater no cavalo feito de couro de anta. Não sei se usava sempre, mas segundo as denúncias, as agressões eram constantes”, afirmou o delegado.

O menino, segundo Cavalheiro, também apanhava da mãe, que disse, em depoimento, considerar a atitude adequada para a educação do filho. “A mãe disse que cresceu com esse tipo de educação. Os pais batiam nela quando criança com varinha de árvore. Ela acha esse tipo de educação normal”, relata.

De acordo com o delegado, o suspeito já tinha passagens na polícia por violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi indiciado e vai responder por maus tratos em liberdade.

O produtor rural Adaías Filho, dono da fazenda onde ocorriam as agressões disse  que o funcionário foi demitido no mesmo dia em que a polícia esteve no local. Ele afirma que o suspeito trabalhava há dez dias no local. "Uma pessoa que agride um menino de 3 anos é capaz de qualquer coisa", .


Organismos da ONU elaboram novo plano de medidas para proteger oceanos



Vários organismos da ONU apresentaram nesta terça-feira um plano para melhorar a gestão dos recursos oceânicos e das áreas litorâneas, uma vez que 60% dos principais ecossistemas marítimos estão deteriorados ou sendo utilizados de maneira incompatível com sua conservação.

O plano, apresentado na sede da Unesco durante a realização de sua 36º Conferência Geral, deverá ser analisado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio+20), que será realizada em junho de 2012.

As quatro organizações que se responsabilizaram pelo conteúdo deste plano foram a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco; o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); a Organização Marítima Internacional (OMI); e a Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Com este novo plano, será possível adotar medidas concretas para, entre outros pontos, criar um mercado mundial do "carbono azul", o dióxido de carbono armazenado nos oceanos, como meio de obter benefícios econômicos diretos mediante a proteção do habitat, segundo a Unesco.

O relatório também reforça a disposição da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar para solucionar as lacunas na governança relativa ao alto-mar, reformando e reforçando as organizações regionais de gestão dos recursos oceânicos.

Os autores lembram que, embora os oceanos cubram 70% do planeta, somente 1% de sua superfície está protegida, e lamentam que nos últimos 50 anos a extensão dos recifes de coral tenha diminuído em 20%. O fato é uma ação direta da vulnerabilidade nas zonas litorâneas densamente povoadas.

Dessa forma, os responsáveis pelo plano convidam as autoridades a reforçarem suas capacidades institucionais para a observação científica dos oceanos e das áreas litorâneas, buscando promover a pesca e a exploração responsável, além de apoiar a economia verde nos países menores.

Além disso, o plano busca fomentar a pesquisa sobre a "acidificação" dos oceanos, já que constataram que esse fator é uma "ameaça real para algumas variedades de plâncton, uma ameaça para a cadeia alimentícia marinha e para as atividades socioeconômicas que dependem dela".

As quatro organizações envolvidas também querem fortalecer os marcos jurídicos para tratar o problema de extinção das espécies aquáticas, além de reforçar a eficácia do sistema das Nações Unidas em suas atividades relacionadas com os oceanos para "fortalecer a economia de nutrientes e contornar o baixo teor de oxigênio dos oceanos".

Embora alguns dos alertas mencionados não sejam novidades, o plano mostra que a situação está se agravando com o acumulo de outros fatores que também exercem pressão sobre o meio ambiente, como a mudança climática, a intensificação das atividades humanas e os avanços tecnológicos.

Com essa chamada, as organizações insistem que, embora a comunidade internacional "tenha concordo em tratar esses problemas com a criação das cúpulas do Rio de Janeiro (1992) e Johanesburgo (2002), os compromissos firmados nesses encontros "seguem sem serem cumpridos, e os objetivos sem serem.