quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estado vai oferecer cursos de inglês e espanhol nas escolas públicas


O Governo do Estado oferecerá cursos intensivos de inglês e espanhol aos estudantes da rede estadual matriculados em 2011, no 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou médio integrado à educação profissional. Além dos cursos, o programa oferecerá 474 bolsas de intercâmbio para estudantes de 237 escolas da rede pública (dois alunos de cada unidade) que se destacarem nas aulas, como forma de incentivo e aperfeiçoamento dos estudos das línguas estrangeiras. Os países disponíveis para o intercâmbio são Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

O programa será lançado pelo governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (03/11), às 09 horas, no Palácio do Campo das Princesas. Estão sendo criadas 24 mil vagas, sendo cerca de 20 mil para os cursos de inglês e o restante para os cursos de espanhol. Até o final de 2012, o programa atenderá 72 mil alunos. Para a realização dos cursos e a promoção das viagens, o Governo do Estado está investindo R$ 50 milhões.

Cada escola terá sessenta vagas e as inscrições ocorrerão de 07 a 10 de novembro nas secretarias da própria unidade de ensino. As vagas serão preenchidas, prioritariamente, pelos alunos que obtiverem o melhor rendimento escolar em língua portuguesa e a melhor média global nos três primeiros bimestres deste ano letivo. No caso de estudantes com menos de 18 anos, será necessário apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis legais. O resultado final da seleção ocorre no dia 17 do mesmo mês.

As turmas terão entre 25 e 30 estudantes e o inicio das aulas está previsto para o dia 21 de novembro e o término desta etapa inicial para 23 de dezembro. O curso será oferecido nas próprias escolas estaduais. Em 2011, os cursos funcionarão de forma intensiva, com 162 horas de duração. Os horários serão diferenciados, de acordo com a modalidade de ensino. Os estudantes matriculados no ensino médio integral e regular, por exemplo, terão suas aulas ministradas diariamente. Já os estudantes do semi-integral, terão aulas três dias por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário