HÁ 84 ANOS É PUBLICADO UM DESPACHO QUE GARANTIA O DIREITO DE VOTO A MARTHA DE HOLLANDA CAVALCANTI
A primeira mulher a pleitear e obter o título eleitoral em Pernambuco foi uma vitoriense, D. Martha de Hollanda Cavalcantique, em 1928, e, o que é mais interessante, na sua terra natal.
Entendendo que, não havendo proibição expressa na Constituição brasileira quanto ao voto feminino (...) sendo a mulher cidadã brasileira, tinha, como tal, o direito de votar e ser votada, e requereu ao Juiz de Direito da Comarca da Vitória a sua qualificação como eleitora.
Veremos abaixo o despacho do Dr. Felinto de Albuquerque:
“ A todos- homens e mulheres- ela abrange nas disposições contidas nos artigos e parágrafo indicados, bem como nos em que particulariza os casos de suspensão e de perda de direitos de cidadão brasileiro, e me falece autoridade para restringir onde ela generalizou.
“ Tais disposições acham-se consolidadas no Regulamento que o Decreto n° 17.527, de 10 de novembro de 1926, baixou para o alistamento eleitoral e motivo algum existe para que deixe de ter inclusão nesse alistamento o brasileiro ou a brasileira que o solicitar e satisfizer as exigências feitas pelo Regulamento no seu artigo 1° e respectivos parágrafos, letras e números.
Assim, e fazendo certo estes autos que, na requerente, D. Martha de Hollanda Cavalcanti se verificam todos os requisitos de capacidade eleitoral exigidos, defiro o seu requerimento e mando se inclua o seu nome no alistamento de eleitores deste município. Sem custas.
Vitória de Santo Antão, em 12 de Julho de 1928.
Felinto Ferreira de Albuquerque”.
Acesse o link abaixo e veja o requerimento de Martha a junta eleitoral do município.
FONTE:História da Vitória de Santo Antão. Livro de autoria do professor José Aragão.
Foto do Arquivo pessoal do professor Johnny Retamero.
Enviado por Johnny Retamero
Nenhum comentário:
Postar um comentário