quinta-feira, 7 de abril de 2011

Queiroz Galvão apresenta menor preço para obras da Via Mangue: R$ 319 milhões



A Empresa de Urbanização do Recife (URB) realizou, na manhã desta quarta-feira (23), a abertura dos envelopes com as propostas de preços das empresas habilitadas no processo licitatório para a construção da Via Mangue. Entre as empresas habilitadas, a que apresentou o menor preço foi a Queiroz Galvão. A construtora pede R$ 319.842.589,38 para executar a obra do sistema viário.

As propostas apresentadas passarão pela análise da URB, que após a verificação, publicará oficialmente o resultado da licitação, com o nome da empresa vencedora, no Diário Oficial.

Participaram também as construtoras Mendes Júnior (R$ 325.516.664,44), Camargo Correa (R$ 361.335.475,65) e Odebrecht (R$ 388.487.870,04).
Os envelopes deveriam ter sido abertos na última sexta-feira (18), por orientação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).  A obra estava estimada pela URB em R$ 418.240.635,66. O TCE emitiu medida cautelar determinando a redução dos preços. O parecer da conselheira Teresa Duere foi referendado pelo Pleno do Tribunal.
De acordo com a presidente da URB, Débora Mendes, a Prefeitura do Recife obteve êxito nos recursos interpostos contra as decisões liminares apresentada no último dia 18, as quais determinavam a inclusão e exclusão de participantes do certame, e as mesmas foram cassadas. “É importante ressaltar que o entendimento jurídico que prevaleceu foi o adotado pela URB, quando do julgamento da fase de habilitação, demonstrando que a empresa sempre esteve pautada pelo mais estrito zelo com o recurso público e vinculada à legalidade”, afirmou Débora.

A OBRA – Com 4,75 km de extensão, o viário da Via Mangue será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro / Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo, além de uma passagem semi enterrada.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Depois de concluída a licitação, o plano de trabalho será definido entre os técnicos da URB e da empresa vencedora do certame. Segundo Débora, a intervenção pode acontecer simultaneamente em vários locais, entre eles, a área da Rua Antônio Falcão até a entrada do Parque dos Manguezais, local de retiradas de palafitas.

A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, que conta com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Ela contempla ações de saneamento, habitação, urbanização e trará para a Zona Sul da cidade uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que irá do Pina (Ponte Paulo Guerra) até Boa Viagem (altura da Rua Antônio Falcão), margeando o manguezal com 4.750m de extensão.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro dele, o Habitacional 3 (construído na Imbiribeira), já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 já tiveram suas obras iniciadas no bairro do Pina. Para estes serão transferidas 640 famílias das localidades Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio.
fonte:jc3

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