quarta-feira, 4 de maio de 2011

Diretor do Detran orienta como evitar acidentes nas estradas em época de chuva


Hábitos simples como acender os faróis, reduzir a velocidade, acionar os para-brisas e desembaçar os vidros podem dar mais segurança a sua viagem

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução/TV GloboNesta época de chuva, os motoristas devem redobrar a atenção para evitar acidentes por causa dos alagamentos e das pistas escorregadias. Hábitos simples como acender os faróis, reduzir a velocidade, acionar os para-brisas e desembaçar os vidros podem dar mais segurança a sua viagem.

Para os carros que não têm desembaçador, a dica é ligar o ar-condicionado ou o ventilador. “Se não tiver nenhum dos dois, abaixar um pouco os vidros. Procurar evitar passar as mãos no vidro da frente, porque o óleo natural da mão deixa o vidro engordurado e complica ainda mais a visão”, afirma o diretor de fiscalização do Detran, Sérgio Lins (foto 2).

O diretor recomenda sempre olhar no retrovisor se o carro está “no chão”, caso contrário ele pode está “flutuando” na pista, o que é chamado aquaplanagem. “No caso de muita poça, olhar no retrovisor e ver se ele está deixando rastro. Se não tiver, indica que ele está dançando, aquaplenando. Então reduza a velocidade, para o carro ganhar força e os pneus voltarem a tocar no solo”, explica.

Ao enfrentar o alagamento, muitos carros acabam perdendo as placas ou tendo os faróis afetados pela água. O diretor lembra que, em ambos os casos, o motorista pode levar uma multa e ter o carro apreendido.

“Sem placa, a multa é gravíssima, sete pontos na carteira, R$ 191, e dá retenção do veículo. No caso do farol, ou algum equipamento de porto obrigatório, a multa é grave, cinco pontos, R$ 127, o documento do veículo é retido para que ele resolva o problema em até 48 horas. Aí volta ao Detran, passa pela vistoria para constatar que a irregularidade foi sanada e tem o documento de volta”, diz.

Ele conta que os veículos que perderam as placas têm até a próxima segunda para procurar o Detran e que esse prazo pode ser prorrogado de acordo com a ocorrência de chuvas. “O nosso intuito não é notificar, é que a população se conscientize e conduza o veículo da melhor maneira”, destaca Sérgio Lins
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário