quarta-feira, 4 de maio de 2011

Escola Virtual informa



Dicas de como agir em tempo de fortes chuvas e alagamentos
.

Durante uma enchente
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifSe você vive ou trafega em áreas passíveis de inundação, esteja atento(a) às notícias de rádio, TV ou internet para obter informações antecipadas sobre o problema. Se você foi informado(a) de que vai haver chuva em sua região, tome as providências para se manter seguro.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifAs enchentes podem acontecer de forma rápida, por isso, ao menor sinal de inundação, procure sair imediatamente para ruas ou andares mais altos. Não espere instruções específicas para se mover, pois o tempo corre contra você.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifEsteja ciente dos locais próximos que podem inundar, como córregos, rios, canais, ruas muito inclinadas, fundos de vales etc. Se você souber onde está o perigo, será mais fácil evitá-lo.

Se você estiver em casa

http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifSe houver tempo, leve itens essenciais (água potável, alimentos prontos e roupas secas) para um andar superior, ou um local onde a água não deve chegar. Lembre-se que é mais importante você estar a salvo do que preservar seus pertences.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifDesligue a energia elétrica na caixa de força de sua casa: a água pode conduzir eletricidade e provocar choques elétricos em pessoas e animais. Você não deve tocar em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifFeche os registros de água, para preservar a tubulação das águas geralmente sujas das inundações.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifSe for imprescindível andar na água, caminhe por onde há menos movimento e use uma vara, um cabo de vassoura, um rodo invertido ou qualquer outra haste rígida para verificar de o solo a sua frente é firme e raso.

Se você estiver dirigindo

http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifNão dirija em áreas inundadas. Se a água começar a tomar a rua e for possível abandonar o carro com segurança, abandone-o e siga para lugares altos e secos. Permanecendo no veículo, você e ele podem ser levados rapidamente por uma enxurrada.


*     Após uma enchente

http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifOuça noticias para saber se não houve qualquer tipo de problema com o abastecimento de água potável: ela pode ter sido contaminada.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifSe você não fechou os registros de sua casa ou comércio, terá que providenciar uma descontaminação dos seus encanamentos com equipe especializada. As companhias de abastecimento de água podem informar dos procedimentos a serem adotados.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifEvite poças e trechos de ruas alagados, pois as águas podem ter sido contaminadas por óleo, gasolina, esgoto ou algum outro produto químico. Ela também pode estar eletrificada devido a alguma fiação existente no subsolo da rua ou da região.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifInforme-se sobre a extensão da enchente, pois supermercados podem ter produtos contaminados, entradas e construções podem estar com suas estruturas danificadas e podem cair com seu peso ou o do seu carro.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifFique longe de linhas elétricas caídas e, se encontrá-las, comunique à companhia de energia, informando o local da queda.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifVolte para casa somente quando as autoridades informarem que é seguro.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifFique fora de qualquer construção que tenha sido atingida por uma enchente, até que a autoridade local a considere segura.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifFossas assépticas, poços, caixas d´água e cisternas devem ter prioridade nos reparos, pois representam um grande risco à saúde caso não estejam cumprindo sua função corretamente.
http://tv.i.uol.com.br/bullet-o.gifLimpe e desinfete tudo o que foi molhado e jogue fora o que não pode ser limpo: lama e água proveniente de inundações e enchentes podem conter esgoto e produtos químicos.

Evite doenças

O contato com água suja e lama, durante inundações, expõe as pessoas a doenças como diarreias, leptospirose e hepatite A, além de problemas de pele. Após enchentes, portanto, é preciso desinfetar os estabelecimentos afetados e redobrar os cuidados com a higiene, a água e a comida.

A médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim), lembra que nem todo mundo já foi vacinado contra a hepatite A, já que a imunização ainda não faz parte do calendário oficial do governo e, portanto, não é gratuita.

O vírus é contraído quase sempre pela ingestão de água e alimentos contaminados. A doença se manifesta com sintomas como febre, vômitos, mal-estar, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas. Entretanto, muitas vezes os sintomas são leves ou inexistentes (principalmente nas crianças) e a pessoa pode contaminar outras sem saber.

O cuidado com água e alimentos também ajuda a prevenir diarreia e outras doenças. “As enchentes podem contaminar as redes de abastecimento, por isso é preciso ficar atento e ‘potalizar’ a água para consumo com pastilhas de cloro ou comprar água mineral”, recomenda a médica.

A medida vale não apenas para a água que será consumida, mas também a usada para lavar os alimentos, tomar banho e escovar os dentes.

Outra ameaça comum a vítimas de enchentes é a leptospirose, transmitida pela urina de rato. Os sintomas são parecidos aos da dengue: febre, diarreia, náuseas, dores musculares e de cabeça. A infecção pode atingir órgãos vitais e, por isso, requer internação.

Para prevenir a leptospirose, Ballalai lembra que é útil usar botas ou luvas de borracha, e mesmo sacos plásticos, ao lidar com a água de enchentes, já que pequenas feridas podem permitir a entrada do agente causador da doença pela pele. Se isso não for possível, lave bem o corpo com água e sabão.

Fontes: Capitão da PM Herbert Meyerhof, Chefe da Seção de Operações e Instrução do Comando de Bombeiros Metropolitano, em São Paulo, Agência norte-americana de gerenciamento de emergências (Federal Emergency Management Agency – Fema) e Isabella Ballalai, vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim):

Nenhum comentário:

Postar um comentário