sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia internacional do planeta terra




O planeta Terra é cem vezes menor que o Sol, mas abriga mais de seis bilhões de pessoas, muita água, plantas, animais e uma variedade de construções feitas pelo homem.

Estudos demonstram que a Terra tem cerca de cinco bilhões de anos. Ela leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano de nosso calendário. Já a rotação da Terra sobre si mesma dura 24 horas, ou seja, um dia e uma noite.

Toda a grandeza de nosso planeta está seriamente ameaçada por causa das agressões ao meio ambiente causadas pelo homem. A cada dia contaminamos mais nossos rios, lagos e oceanos; devastamos nossas florestas, poluímos o ar e exterminamos muitas espécies de animais. Isso sem falar do efeito estufa e da destruição da camada de ozônio.

O que fazer diante desse triste quadro? Aproveitando as comemorações do Dia Internacional da Terra, você pode tomar algumas medidas para poluir menos o planeta. Para isso, basta mudar alguns hábitos . É simples

Respeite o planeta!

- Ao visitar ambientes naturais resista à tentação de levar "lembranças" para casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc. onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los.
- Não compre produtos em embalagens de aerossol, como cosméticos e inseticidas. Essas embalagens normalmente contêm Clorofluorcarbonos (CFCs), que são os gases responsáveis pela formação do buraco na camada de ozônio.
- Abra a torneira somente quando for usar a água. Por exemplo, enquanto escova os dentes, pode deixá-la fechada, abrindo novamente só na hora de enxaguar a boca. Faça o mesmo enquanto estiver ensaboando as mãos, caso contrário, estarão desperdiçando cerca de 7 litros de água. Enquanto faz a barba com a torneira aberta, um homem chega a desperdiçar cerca de 65 litros de água.
- Devemos reciclar o lixo e evitar o desperdício. A reciclagem diminui o lixo e faz surgir novas invenções.
- O meio ambiente não nos pede nada, pelo contrário, nos dá tudo. Cuidar dele, sem se preocupar em receber algo em troca, é uma necessidade vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário