segunda-feira, 25 de abril de 2011

Empresas têm dificuldade para contratar funcionários com deficiência física

Legislação obriga empresas com 100 funcionários ou mais a contratar portadores de deficiência física; mas, segundo a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, essas pessoas não tem atualizado seus cadastros com frequência

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
A Lei Trabalhista do Brasil obriga empresas com 100 funcionários ou mais a contratar pessoas que tenham deficiência física. Em Pernambuco, existem mais de mil empresas nessa situação, mas muitas delas estão com dificuldade de encontrar trabalhadores com necessidades especiais. 

De acordo com a secretária executiva de Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Ângela Mochel (foto), o problema é em relação ao cadastro dessas pessoas, que não é atualizado com frequência. “Eles têm uma dificuldade de vir até a localidade para atualizar. A gente também tem problemas com a escolaridade e falta de qualificação”, diz.

Ângela conta que são em torno de 234 vagas para pessoas portadoras de deficiência, para os níveis médio e superior. “A de nível superior é mais facilmente preenchida,  porque eles vêm com maior frequência, por isso a gente encontra eles com mais facilidade. Os com escolaridade menor a gente tem mais dificuldade”, conta.

Para a secretária, um dos problemas é o candidato deixar os benefícios em troca do salário. "Quando vale a pena, quando é um salário maior, aí ele se arrisca. O benefício não é perdido, na verdade ele é suspenso. Se ele quiser retornar porque ele perdeu o emprego, ele pode ter o benefício novamente. A média de salário é variável, depende da atividade da categoria".

NOVO SISTEMA
A partir da próxima quarta-feira (27), as Agências do Trabalho de todo o Estado estarão fechadas para o atendimento ao público. O motivo da paralisação é a implantação do novo software que substituirá o Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae).

“Estamos implantando um sistema novo todo pela web, o trabalhador pode acessar da lan house, de casa... Haverá adaptação de três dias para a gente migrar os dados de um banco para o outro”, explica Mochel. Os atendimentos voltam a funcionar normalmente na próxima sexta-feira (29), das 7h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário