quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pernambuco vai receber centro de energia renovável pioneiro no Brasil





Por Ana Laura Farias, do Blog de Jamildo

Pernambuco vai ganhar Centro de Tecnologias Climáticas Aplicadas (CTCA) e cinco projetos de redução de consumo de energia. Esse vai ser o primeiro centro de tecnologia deste tipo no Brasil. O projeto-piloto vai começar com  a instalação de fontes de energia solar e eólica nos munícipio de Lajedo, São Bento do Una, Jupi e São João, no interior do estado.
"Esse ato consolida Pernambuco na rota de energia renovável mundial. As pessoas vão lembrar que nós demos um passo importante para a sustentabilidade em Pernambuco", diz o governador Eduardo Campos. O protocolo de intenções foi assinado nesta manhã, no Palácio do Campo das Princesas. 

As primeiras instalações devem ser feitas em 4 meses. A estimativa de investimento do Banco do Nordeste, financiador do projeto, é de R$ 300 mil para as escolas. O Centro de Tecnologia vai atuar em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Com isso, eessas cidades  passam a não depender exclusivamente da Celpe para o fornecimento de energia. Os aparelhos de ar-condicionado devem economizar 30% de energia, segundo os estudos. A economia pode chegar a 60 mil por mês.
Nas reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, foram decididas que seriam construídos dez centros tecnológicos em todo o mundo. 

Outras cidades que podem receber o benefício são Dormentes, Carnaíba, Palmeirinha e São Caetano.
O representante do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), Robson Oliveira, disse que o propósito da organização é trazer centros de excelência energética para regiões com menor desenvolvimento. "É essencial que as regiões Norte e Nordeste possam entrar no desenvolvimento da eficiência energética", comenta. O acordo para a instalação do centro estava assunado por EUA, Holanda e Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário