terça-feira, 10 de maio de 2011

Em caso de risco de enchente, a primeira medida é desligar o disjuntor, diz Corpo de Bombeiros

Do NE10
 
As enchentes em Pernambuco têm causado muitos transtornos à população, que deve atentar para o risco de choques elétricos e doençasAs enchentes em Pernambuco têm causado muitos transtornos à população, que deve atentar para o risco de choques elétricos e doenças
Foto: Arquivo
Com muitas chuvas no Recife, a população deve estar preparada para enfrentar alagamentos e enchentes. Para evitar acidentes em casa, a primeira medida que deve ser tomada é desligar o disjuntor geral da residência, afirma o tenente-coronel Valdyr de Oliveira, do Corpo de Bombeiros. A medida previne os moradores de choques. Também é preciso tomar cuidado quando se elevam móveis, para que não caiam em cima das pessoas.

Após salvar crianças e animais e levá-los para um lugar seguro, como a casa de parentes ou amigos, o cidadão deve retirar seus documentos do imóvel alagado, pois são eles que garantem seus direitos civis. É importante guardá-los em uma pasta e em um local de fácil acesso, agilizando, assim, sua localização em emergências.

Outro cuidado é utilizar luvas e botas, evitando contato com a água, pois ela pode estar contaminada com agentes nocivos à saúde. Uma doença comum nesses períodos chuvosos é a leptospirose, causada por uma bactéria presente na urina do rato.
De acordo com o oficial, em caso de rachaduras e risco de desabamento do teto, a pessoa deve avisar imediatamente à defesa civil de seu município, para que agentes realizem uma inspeção no imóvel. A partir da observação dos peritos, poderá ser recomendada a evacuação. Então, os moradores serão encaminhados a abrigos organizados pela prefeitura ou pelo Governo do Estado, em geral montados em escolas ou órgãos públicos.

UMIDADE
- Saulo Cabral, gerente de operações da Celpe, reforça a importância do desligamento do disjuntor tão logo o nível da água se aproxime das instalações elétricas, como tomadas e fios. Mesmo quando a água for retirada, de acordo com Saulo, é preciso verificar se as paredes estão úmidas, por exemplo. Não se deve religar o disjuntor antes de uma inspeção de um eletricista. "É importante que ele (o morador) chame um profissional de confiança", afirmou.

O especialista alerta que, se algum eletrodoméstico for molhado, o consumidor não deve tentar ligá-lo - o líquido pode ter atingido placas eletrônicas do interior. O correto é levar o equipamento a uma assistência técnica autorizada. Assim, o profissional pode verificar se há como restaurá-lo.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, funcionários da Celpe realizaram vistorias em todas as comunidades ribeirinhas do Recife durante a última semana, tendo, por prevenção, desligado a rede elétrica em cinco delas. O fornecimento de energia será retomado assim que o nível da água baixar - a situação é considerada segura pela companhia quando não há riscos de comprometer fios e medidores elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário