quinta-feira, 19 de maio de 2011

Leiam, pelo seu bem e pelo bem do país... "A simplicidade como solução"



Precisamos de leitores e de palavras. Precisamos de educação. Precisamos de filmes instrutivos. Precisamos de música brasileira de qualidade. Um bom livro, com respaldo e com palavras amarradas a conceitos progressivos e anti-dicotômicos.

Precisamos que os pais sejam pais, e não "orientadores". O jovem a cada dia que passa, a cada lixo colorido e insignificante que aparece, a cada 3 minutos  repetidos de um refrão de duas linhas, a cada pornografia tocada em potencial em rádios brasileiras, este jovem perdeu a inocência e a veracidade dos tempos certos.

 Educação é o caminho perfeito. Não precisamos de filmes apoteóticos, com 10 palavrões por segundo, e essa "obra" ser taxada de "realidade". Os jovens precisam saber que o futuro é deles, quem irá comandar tudo são eles.

Precisam de preparação e de instrução. Não precisamos de robôs-carros-animais, ou de slow-motion pra cada soco sem sentido. Não precisamos de bruxos bonzinhos, vampiros bissexuais sundown-boy e muito menos, de remakes.

Não precisamos ver caralhocentos zilhões de dólares serem desperdiçados pelo entretenimento do cinema, sobre alguma coisa taxada de "literatura" porque está definida e impressa, e tornar isso uma alienação absurda, só pra fazer o gosto e gerar mais e mais impostos no fim de tudo.
 Precisamos de clássicos. Imaginem daqui a 20 anos... Os "clássicos" serão o lixo de hoje... Precisamos de música com conteúdo lírico, liberador, informativo, inteligente e preciso. Em plena pressão ditatorial, nosso país foi o berço da qualidade, todos estavam unidos (#trocadilho) pelo avanço e pela democracia.

Hoje, com palavrões, sexo musical e estupro intelectual gerado por falsas corporações que denigrem o que um dia existiu pela alcunha do forró ao rock brasileiro, não há mais os mesmos heróis de outrora. Apela-se pela globalização e pela cultura externa. Apela-se pra mídia onde programas passam vídeos do youtube pra ganhar audiência.

 Nem as potências de canais abertos, com sua programação sistemática e previsível sustentam-se sem passar algo encontrado na internet. E vale de tudo. De cachorro que late "miando" a algum infeliz que caiu de um modo "engraçado".

Pertenço a última geração decente, que herdou dos pais os anos 70 e 80, cheios de criatividade literária, cinematográfica e musical. O que se chama hoje de "revival" é uma propagação de um falso bissexualismo barato, onde a opção sexual não é mais algo natural, e sim forjado, para que os holofotes sociais estejam de olho em todos e ao mesmo tempo.

De repente, todos são de todos, todos são rosa e branco, todos são intelectuais... Intelectuais através de algum conceito europeu dos anos 20, e por isso, é intelectual, mas não sabe o nome de nenhum conceito cultural e social europeu.

Mal sabe a história que levou a determinado conceito. E isso, deturpa os reais conceitos que então, existem. A pobreza está acabando. Financeiramente falando. Mas a pobreza cultural, esta a cada segundo, se esvai por todos os caminhos, sendo propagada a importância de ser rico, e a inteligência é limitada a especialidade trabalhística, onde basta saber muito bem sobre determinada coisa pra conseguir dinheiro. Isso não é ruim. Mas, não existem pais que dominem seus filhos.

 Não existem escolas preparadas pra lidar com os atuais jovens. Cresce assombrosamente o número de jovens mortos e "mortos". Vejo todos os dias assassinatos cometidos e sofridos por jovens, tanto físico quanto psicológico. Os estragos da violência é resultado da falta de "pulso" paternal e maternal, que entregam a educação de seus filhos às escolas, e a liberdade da internet liderada pela sociedade e sua propaganda enganosa de que os jovens são mais inteligentes hoje.

Querem o quê? Uma criança de 6 anos resolvendo equações do 2° grau e entendendo e discutindo sobre mitocôndria? Ribossomonucleicos (ou seja lá o como for) seja uma palavra comum a um adolescente de 13 anos? Isso será ironicamente comum em um futuro não tão distante?
Deixam a violência e a sexualidade expostas a qualquer momento através de poucos segundos. A internet, uma arma perfeita para a instrução, criada pra unir o mundo, uma máquina do homem, devora o próprio homem, que não sabe mais usar a palavra "NÃO".

Usem a internet COM seus filhos, mostrem a eles o que é cultura, o sentido de se entender e aprender uma letra musicada, uma poesia, um poema, um livro ao invés do mais novo bluray de R$ 110,00 sobre algum "filme" (leia-se "lixo").

Preparem a adolescência. Eles não fazem ideia alguma desta fase. Não sabem o que é, não sabem de nada. E isso, não é apologia anti-internet ou moralismo gratuito. É a realidade que todos querem ver nas elites, fazendo a nossa tropa de adolescentes cheios de vida serem alienados e como resultado de tantos absurdos, eles sem leitura nenhuma "iscreveren acin, çem çabe u potuguez, çem çabe iscreve dereito..."


Pais, mães, liderem seus filhos. Tenham pulso. Futuros pais e futuras mães, pertencentes a minha geração, olhem o que as crianças de hoje assistem, escutam, admiram e leem. Será que nossos filhos precisam mesmo de coisas assim? Será que querem seus filhos perdendo a infância pela adolescência, e esta pela fase adulta, e esta por uma velhice não saudável em todos os aspectos? 

Vamos e convenhamos: Está em nossas mãos o futuro cultural e educacional das gerações futuras. Não deixemos que a falsa cultura lidere o caminho. Temos sim que usar o passado para construir o futuro. O presente é exemplo. Olhem o hoje, e vejam que amanhã só pode piorar... E tudo pode depender, de parar de “xingar muito no twitter”, e tomar atitudes. Os blogs serem informativos, e não sobre frases isoladas de alguma escritor (a) que nunca significará nada além do senso comum em forma complicada...

Educação e cultura. Crianças e jovens bem educadas, e com a cultura certa e bem apresentada com fundamentos e histórias, serão no futuro ricas socialmente, psicologicamente, fisicamente e financeiramente. 

O bom estudo, e o bom lazer, aliados a boa educação, nunca deu errado pra quem trilhou este caminho. O caminho CERTO. 

Sejamos os guias.
Abraço a todos.
gabriel oleron


Nenhum comentário:

Postar um comentário