SAN JOSÉ, Costa Rica - Cientistas da Costa Rica e dos Estados Unidos descobriram uma nova espécie de caranguejo terrestre de grande tamanho que habita a Ilha del Coco, no Oceano Pacífico, e que é endêmica nesse território insular, informou na segunda-feira (20) o jornal La Nación. A nova espécie, batizada Johngarthia cocoensis, foi observada por Robert Perger e Rita Vargas da Universidade da Costa Rica e Adam Wall do Los Angeles County Natural History Museum", destacou.
.jpg)
Perger explicou ao jornal que esta nova espécie se asemelha, em vários aspectos, ao caranguejo denominado J. malpilensis, que habita as ilhas próximas, como a de Malpelo da Colômbia. "A semelhança com outras espécies do Pacífico ocidental indica que puderam ter cruzado o oceano através das correntes marinhas", adaptando-se ao hábitat até constituirem uma nova espécie.
A ilha del Coco, em frente ao litoral da Colômbia, mas no mar territorial da Costa Rica, possui um clima tropical úmido e uma grande diversidade de espécies animais.
Da Agência France Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário