sexta-feira, 10 de junho de 2011

Escola de Abreu e Lima mostra que com um pouco de investimento é possível

Metodologia diferenciada fez com que a instituição obtivesse a maior nota no índice que avalia todas as 931 escolas públicas de Pernambuco


Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

No ano passado, o Índice de Desempenho da Educação (Idepe) avaliou 125 mil estudantes de 931 escolas públicas de Pernambuco. O índice é obtido por meio de provas de desempenho de português e matemática e uma escola de Abreu e lima tirou a maior nota: 5,39. Entenda porque essa escola se destacou entre as demais.

A escola de referência em ensino médio Maria Vieira Muliterno tem 700 alunos que estudam em horário integral, das 7h30 às 17h. São 28 professores, todos com pós-graduação e alguns com mestrado. A maioria tem dedicação exclusiva. Desde 2006, quando foi criada, esta escola faz um trabalho diferente. A começar pela divisão das turmas, que é feita por cores. O método também é especial. Na aula de biologia, os alunos aprendem sobre as vitaminas cantando. “A gente é como uma família. Sempre admirei a escola, a qualidade do ensino sempre foi muito bem falada e concordo”, disse o aluno Johnnatha Cavalcanti.

Na aula de filosofia, eles são estimulados a exercitar a compreensão de textos, filmes e a falar sobre temas variados. No laboratório de matemática, dama, xadrez...atividades para desenvolver a capacidade de concentração. Os alunos estão sempre ocupados. Uma das turma, por exemplo, foi para a biblioteca, estudar espanhol porque a professora está numa capacitação e não pode vir, mas deixou tarefa. “Temos que dar aula e cobrar como sendo nossos filhos”, explicou a professora Alexandrina Veras.

A qualidade do ensino já vem sendo mostrada em outros índices. No último vestibular, a aprovação foi de 25%. “Sabemos que é a nossa nota foi a melhor do Estado, mas  trabalhamos sempre buscando mais. O compromisso no ano e plantar agora para colher novamente em 2012 mais um resultado positivo”, destacou a diretora da escola Miriam Paz.

Adaptação do pe360graus.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário