sábado, 16 de julho de 2011

Vulcão Lokon força a retirada de 4.600 pessoas na Indonésia

Monte entrou em erupção várias vezes na última semana; fumaça chegou a 800 m

http://i2.r7.com/indonesia-vulcao-reuters.jpg

Mais de 4.600 pessoas já foram retiradas de suas casas na Indonésia desde que o vulcão Lokon, situado no norte das ilhas Célebes, entrou em erupção na última semana, informou neste sábado (16) a imprensa indonésia.
O vulcão expeliu neste sábado colunas de fumaça e cinza que alcançaram 800 m de altura.
Nos últimos dois dias, o Lokon lançou pedras e lava a 1,5 km de sua caldeira, o que gerou incêndios em florestas dos arredores.
O número de pessoas retiradas duplicou nas últimas horas por causa da crescente atividade do vulcão, onde as autoridades mantêm declarado o alerta vermelho desde segunda-feira.
O porta-voz do Centro Nacional de Gestão de Desastres, Sutupo Purwo Nugroho, disse que os afetados foram hospedados em seis centros de refugiados na localidade de Tomohon, próxima ao vulcão.
Nugroho também assinalou que "ninguém morreu pelo impacto direto da erupção", depois que uma mulher faleceu na sexta-feira após um ataque cardíaco quando era retirada.
A agência destinou 300 milhões de rúpias (US$ 35.200) para atender os deslocados, enquanto a Cruz Vermelha indonésia distribuiu 15 mil máscaras contra a fumaça, informou a agência local Antara.
Cerca de 30 mil pessoas vivem nos arredores do Lokon, uma montanha de 1.580 metros de altura. O Lokon, um dos 129 vulcões ativos na Indonésia atualmente, produziu cinco erupções nos últimos 20 anos. A Indonésia se localiza dentro do denominado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário