segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tornado deixou 89 mortos em cidade no EUA.Você sabe como é a sua formação?


Joplin, Missouri (Foto: Editoria de Arte/G1)

No ultimo domingo dia (22) Um tornado atingiu a cidade de Joplin, em Missouri, nos Estados Unidos, devastando casas, departamentos comerciais e um hospital. O balanço de mortes subiu para 89, segundo confirmaram autoridades locais em uma conferência de imprensa televisionada nesta segunda-feira (23).

Segundo a rede americana CNN, foi declarado estado de emergência no município e no Estado. Entre 25% e 30% de Joplin sofreu estragos significativos por conta do tornado, disse Mitch Randles, do Joplin Fire Department. O prefeito da cidade, Mark Rohr, disse que o tornado passou pela "maior parte residencial" da localidade e atingiu um "grande bairro comercial"(o que agravou o numero de percas e destruição).
Além das 89 pessoas mortas, funcionários identificaram cerca de 400 feridos com "lesões relativamente sérias", declarou o governador Jay Nixon à CNN. Ele afirmou que há também 2.000 imóveis com "danos muito significativos".
Tornado devasta cidade nos Estados Unidos (Foto: AP)


Segundo a CNN, a população foi alertada 20 minutos antes da passagem do tornado. Normalmente esse tipo de fenômeno é detectado com antecedência de apenas sete a dez minutos, informou Randles.
As autoridades disseram que o esforço imediato será nas operações de busca e resgate de vítimas.


Você sabe o que é um tornado?

Tornado é “uma coluna giratória e violenta de ar que atinge a superfície. Um tornado, raramente, dura mais do que uma hora e, frequentemente, ocupa uma área de dois quarteirões de cidade. Quando se forma sobre superfícies líquidas, são menos intensos e com menores dimensões e conhecidos como tromba d’água (como a que ocorreu recentemente em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco).” (cptec.inpe) 

Os tornados têm mais probabilidade de ocorrer em uma área determinada dos Estados Unidos, explica o professor Netto (segundo o terra), e acontecem com a chegada de frentes frias, em regiões onde o clima é mais quente e instável. O caminho que o tornado percorre é irregular, quando o funil encosta na superfície pode se mover em linha reta ou não. Pode ainda duplicar-se, pular lugares ou formar vários funis ( o que provocaria o aumento de suas  abrangência e o seu poder de alcance e destruição.

.

Processo de formação dos Tornados: 

“1 - A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio. 

2 - O ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral. 

3 - Umidade condensada cai em forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma abaixo da “tampa”, em área onde não há chuva. Ao contrário dos furacões, os tornados são compactos e de curta duração.” (brasilescola)


Diego F Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário