quinta-feira, 12 de julho de 2012

Rio vai contratar 12 professores da etnia guarani para reforçar educação indígena

A Seeduc (Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro) vai contratar 12 professores indígenas da etnia guarani, para reforçar a equipe dedicada aos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares indígenas pertencentes à rede. Os docentes vão assumir as turmas no segundo semestre deste ano. As inscrições começaram hoje (12) e terminam amanhã (13), às 23h59.

Para participar, os candidatos terão que comprovar domínio da língua indígena guarani mbya, além de ter declaração expedida pela Funai (Fundação Nacional do Índio ) de que pertencem à etnia guarani e/ou de que residem em terras habitadas por integrantes da comunidade.

De acordo com a assessora especial da Superintendência Pedagógica da Seeduc, Inês dos Santos da Silva, o conteúdo programático nas unidades indígenas é semelhante ao das escolas regulares, mas é contextualizado com a realidade local, os costumes e tradições da etnia.

“Nós fazemos reuniões periódicas com as lideranças indígenas locais para ver de que forma tudo isso pode ser contextualizado e adaptado à cultura deles. Então, os alunos têm, por exemplo, aula de matemática e de português, mas nesse processo também são abordados transversalmente os hábitos alimentares e a religiosidade própria”, explicou.

Segundo ela, as aulas são ministradas em português, mas há situações em que o professor precisa se comunicar em guarani, já que há palavras que não têm tradução. “Além disso, é comum os alunos se comunicarem entre si e com o professor em sua língua própria. Para eles, é natural”, contou.
De acordo com Inês dos Santos da Silva, a estrutura física das unidades de ensino, que são construídas pelos moradores das aldeias, também segue padrões típicos. “Elas não têm o aspecto retangular com o que estamos acostumados, mas um formato sextavado, além de telhados e janelas feitos de madeira. Nas paredes também há pinturas características da etnia”, acrescentou.

A rede estadual conta com três unidades de ensino indígenas: a Escola Indígena Estadual Karai Kuery Renda, localizada na Aldeia Sapukai, em Bracuí, distrito de Angra dos Reis, na costa sul fluminense; e as salas de extensão Karai Oka, na Aldeia Araponga, em Paraty, e Tava Mirim, na Aldeia Itatiim, em Paraty Mirim, ambas também na costa sul fluminense.

De acordo com a assessora especial da Seeduc, as unidades atendem aproximadamente 180 alunos e contam com uma equipe de seis professores.

Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem preencher o formulário no site da secretaria. Caso o candidato não tenha acesso à internet, a inscrição poderá ser feita nas coordenações de Gestão de Pessoas das regionais Médio Paraíba (Rua São João, 651, São João, Volta Redonda) e Baixadas Litorâneas (Rua José Clemente, 17, centro, Niterói).

Segundo o Centro de Assessoria Intercultural Kondó, associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos educativos e culturais entre os guaranis de Angra dos Reis, atualmente vivem cerca de 35 mil índios dessa etnia no território brasileiro e cerca de 90 mil na Bolívia, Argentina e no Paraguai.

Thais Leitão

INCRÍVEL: A CASA DE LUÍZ GONZAGA FOI DESTRUÍDA



 Foto antiga de Luiz em frente a sua casa no Araripe - www.nacabanadegonzagao.com.br
 
Janeiro de 2012 foi para mim a realização de um sonho de criança, percorrir de ônibus, mais de 900 km até o município de Exu-PE, terra do Rei do Baião.
Antes mesmo de chegar a Exu fui tomado por grande ansiedade, pois, finalmente estava prestes a conhecer de perto o que só tinha visto em reportagens e nas viagens ao som de suas músicas.

A primeira visão que tive foi a grande formação geomorfológica, a Chapada do Araripe, que separa PERNAMBUCO do CEARÁ e ao seu pé, Exu avistei.
Ao chegar à pequena cidade pacata e ordeira, me hospedei no Hotel Brígida da Sra. Rute que trata a todos com esmero.

No mesmo dia, tive a alegria de conhecer a Fazenda Araripe onde Luiz Gonzaga morou até 1930. Lá está a Igreja de São João (onde Gonzaga foi batizado), lindíssima, e fui recebido pela Sra. Maria do Amparo da famosa Família Alencar, tivemos um dedinho de prosa. 
Casa de Luiz Gonzaga na Fazenda Araripe - Janeiro de 2012 - Foto de Johnny Retamero - Foto1.
 
Mas nem tudo foi flores na visita, pois na mesma fazenda fui apresentado a casa em ruínas de Gonzaga, local onde ele fez a famosa volta depois de 16 anos. Confesso que foi para mim uma frustração (ver foto 1).

Como pode uma relíquia está desse jeito?  Fui até a prefeitura local e não encontrei o prefeito nem o secretario de cultura, porém acabei sendo recebido por uma assessora, que me garantiu existir uma verba e que a casa seria restaurada.
 
 
Para minha surpresa através de blogs locais e do Padre Fábio Mota, soube que a casa foi destruída e depois refeita tirando, com isso, seu valor na minha opinião histórica. Infelizmente o que eu vou dizer a meus alunos? Que o Brasil é um país sem memória... “Como é difícil educar tendo exemplos como esse”.

ENVIADO POR:Johnny Retamero
 
Fonte: www.nacabanadegonzagao.com.br

FOTOS: www.nacabanadegonzagao.com.br e do professor Johnny Retamero

Texto do professor Johnny Retamero
 

Ondas em praia da Califórnia são iluminadas por azul misterioso à meia-noite

O estranho fenômeno é causado por uma grande quantidade de algas presentes na praia do Oceano Pacífico

O fotógrafo Steve Skinner consegiu captar imagens belíssimas em uma praia da Califórnia, no Oceano Pacífico. À meia-noite, tudo estava escuro, mas cada onda que se formava em uma praia famosa de surf da região foi retratada com um flash azul muito diferente.

Steve visitou a praia especialmente para captar o estranho fenômeno causada por algas nas águas da praia de Swami. Quando as ondas se formam, as algas emitem um flash de luz azul - chamado de bioluminescência - e provocando essas imagens espetaculares.


Apesar da beleza visual do fenômeno, a grande quantidade de algas é prejudicial uma vez que diminui o oxigênio da água, prejudicando o ambiente marinho. Durante o dia, elas geram uma cor castanho-avermelhada conhecida como maré vermelha.


Vulcanismo no Brasil


Hoje o país não corre nenhum risco de atividade vulcânica, mas em um passado bem distante, há milhões de anos, a história era outra


São impressionantes as imagens de qualquer vulcão em erupção. Nuvens de poeira no ar, material fumegante escorrendo pelo corpo do vulcão e muito barulho. O Etna, na Itália, o Puyehue, no Chile, e o Santa Helena, nos Estados Unidos, são exemplos de vulcões ativos, que entraram em erupção recentemente. Outros países também sofrem com atividades vulcânicas, como Japão, Nova Zelândia, Colômbia e Filipinas. O Brasil, por outro lado, apresenta rochas bem antigas e nos últimos milhões de anos praticamente não teve atividade vulcânica relevante. Vivemos em um país que pode ser considerado protegido desse tipo de catástrofe natural. No entanto, nem sempre foi assim.

 Para quem acredita que o Brasil sempre foi um lugar livre da fúria das lavas, saiba que nosso país já foi cenário de um dos maiores vulcanismos continentais do mundo. Há cerca de 134 milhões de anos, através de fissuras no solo, uma grande quantidade de material incandescente vindo do interior do planeta se espalhou por mais de 1 milhão de km2. As lavas cobriram parte das regiões centro-oeste e sudeste e todos os estados da região sul do Brasil, assim como áreas do Paraguai, Uruguai e Argentina. Esse vulcanismo gerou as rochas da Província Magmática Paraná e todo esse material se solidificou principalmente na forma de basalto.

 Evidências desse vulcanismo também podem ser observadas no continente africano, já que na época em que ocorreu esse evento a América do Sul e a África estavam unidas fazendo parte do supercontinente Pangea. No Brasil, uma das melhores exposições desse vulcanismo está na cidade de Torres (RS), onde o registro da sobreposição de derrames de basalto chega a 1km de espessura. Não tão volumoso, mas impressionante devido à sua preservação, foi o Evento Magmático Uatumã, que ocorreu na região amazônica, nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Mato Grosso, além de Venezuela e Suriname. Nesse evento há registros de rochas que têm preservadas suas características vulcânicas originais de cerca de 1,90 bilhões de anos. As rochas desse evento preservam sua composição original, feições de solidificação de seus magmas, assim como indicativos do modo de ocorrência de suas lavas. Isso é surpreendente, pois características tão antigas assim geralmente não são preservadas, pois ao longo do tempo são erodidas (erosão) ou sofrem processos que as transformam em outros tipos de rochas. É como fazer um castelo de areia na praia e ele não se alterar durante meses, mesmo com a ação do vento, da chuva e das ondas do mar.

As manifestações vulcânicas mais recentes registradas no território brasileiro ocorreram nas ilhas oceânicas de Trindade e Fernando de Noronha. Ambas as ilhas foram formadas há menos de 12 milhões de anos atrás.

Vivian Azor de Freitas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Olimpíada de Filosofia busca atrair estudantes para os temas da disciplina


A conquista da obrigatoriedade do ensino de Filosofia na educação básica – homologada em 2006 – lança luz sobre o desafio de como tornar gratificante e envolvente a aprendizagem da disciplina em sala de aula.

Para mobilizar o interesse dos alunos por temas, problemas ou mesmo pela historiografia filosófica, diversas atividades vêm sendo criadas Brasil afora. É neste contexto que ocorrerá, no segundo semestre de 2012, a Olimpíada de Filosofia, realizada anualmente em estados do sul e do sudeste do Brasil e em países vizinhos, como Argentina e Uruguai.

Sediada em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a Olimpíada tem o objetivo de estimular entre os jovens o pensamento filosófico, incrementando a sua importância e destaque nas diretrizes estabelecidas pelo currículo escolar.

Edições
Instituído em 1995 pela Unesco no programa “Filosofia e Democracia no Mundo”, o movimento olímpico de Filosofia tem também edições internacionais, como as que ocorrem no continente europeu. Como aqui, as atividades são consideradas uma ação estratégica na difusão e estímulo da disciplina entre os jovens.  Há também uma versão latinoamericana do evento, este ano marcada para outubro, em Petrópolis (RJ).

Flávio Aquistapace

Polícia aponta que 152 tiveram acesso antecipado à prova da OAB


Investigações da Polícia Federal concluíram que 152 candidatos tiveram acesso antecipado às respostas de três exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de 2009. Durante a apuração, foi descoberto ainda que 1.076 pessoas copiaram as respostas uns dos outros durante a aplicação do exame.


De acordo com a PF, 19 candidatos fraudaram o exame 2009.1, aplicado no dia 17 de maio de 2009; 76 fraudaram o exame 2009.2, aplicado em 13 de setembro de 2009; e 57 candidatos fraudaram o exame 2009.3, aplicado em 17 de janeiro de 2010.

O desvio das provas foi provocado por uma organização criminosa que teria sido responsável ainda por fraudes nos concursos de agente de PF de 2004, de delegado de PF de 2004, de agente e escrivão de PF em 2001, de auditor-fiscal da Receita Federal de 1994, de agente e oficial de inteligência da ABIN de 2008 e de analista e técnico administrativo da ANAC de 2009.

Durante toda a Operação Tormenta, que investigou as fraudes, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão temporária e 44 mandados de prisão preventiva. Segundo a PF, até o momento, foram indiciadas 282 pessoas, além de 62 servidores afastados ou impedidos de tomar posse e do confisco de bens de 18 pessoas.

Segundo a polícia, os criminosos estão respondendo por vários crimes, como formação de quadrilha, estelionato qualificado, receptação, corrupção ativa e passiva, dentre outros.

Dentre as pessoas que "colaram" nos exames da Ordem, a PF aponta que 190 casos ocorreram no exame 2009.1, 527 no exame 2009.2 e 359 no exame 2009.3. Tais candidatos não tinham ligação com a organização criminosa, mas foram apontados pelos peritos como fraudadores.

Em 2010, uma suspeita de vazamento do gabarito fez com que a OAB anulasse a segunda fase do exame nacional. A tentativa de fraude ocorreu em Osasco (na Grande São Paulo), onde um candidato foi flagrado com as respostas de cinco questões da prova, antes mesmo da distribuição dos formulários do exame.

folha

PE aumenta índices educacionais em todas as modalidades de ensino



Pernambuco já superou todas as projeções do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC), para o ano de referência de 2011, de acordo com o levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), apresentado na manhã de ontem pelo secretário de Educação, Anderson Gomes. Isso representa um crescimento em todas as modalidades da educação, desde as séries iniciais até o ensino médio.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice subiu de 4 para 4,4; nos anos finais, foi de 3,4 para 3,5; e no ensino médio, o quantitativo foi de 3 para 3,3. As médias esperadas pelo MEC, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são de 3,9; 2,8; e 3, respectivamente.
Os indicadores mostram que estamos no caminho certo com crescimento em todas as modalidades. Com a política pública instituída pelo governador Eduardo Campos, a intenção é que os alunos saiam da escola cada vez mais preparados para fazer uma faculdade ou ingressar no mercado de trabalho”, declarou Anderson Gomes.

O secretário destacou, ainda, a grande conquista identificada no modelo de educação integral. O resultado das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) em tempo integral subiu de 4,6 para 4,72. O resultado geral das escolas de referência, unificando as integrais com as semi-integrais, evoluiu de 4,15 para 4,4.

Do total de 103 escolas que participaram da avaliação, 20 unidades obtiveram índice superior a 5, superior à média esperada pelo MEC em 2021, que é de 4,5. “Não é por acaso que as escolas nesse modelo obtiveram os melhores índices. Nenhum outro estado tem o projeto de educação integral que Pernambuco tem e vem ampliando a cada ano”, afirmou Gomes. A Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, em Caruaru, Agreste do Estado, obteve o maior índice, com  5,7.
Foram avaliados mais de 127 mil alunos de 928 escolas estaduais. O IDEPE utiliza a mesma metodologia do Ideb, indicador análogo adotado pelo MEC. Este é o quarto ano em que a Secretaria de Educação promove a avaliação.

BDE – Ao todo 24.145 trabalhadores da educação da rede estadual serão beneficiados com o Bônus de Desempenho Educacional (BDE). O benefício vem no contracheque do mês de julho e tem como base do salário de início de carreira do servidor. Esses profissionais trabalham nas 520 unidades e Gerências Regionais de Educação (GREs) que vão receber o incentivo por terem alcançado as metas estabelecidas no IDEPE.

O investimento no BDE é de R$ 51,5 milhões, superior ao do ano passado, quando chegou a R$ 45 milhões. Para receber o bônus, as GREs e as escolas precisaram cumprir pelo menos 50% da meta acordada com a Secretaria de Educação, através de um termo de compromisso. Das 520 unidades, 369 cumpriram 100% da meta.

Boletim – Uma das novidades anunciadas pelo secretário de Educação é o Boletim dos Pais Saepe. O documento é individualizado e possui o desempenho de cada aluno na prova do Saepe (Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco) – que avalia a proficiência dos alunos nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. O boletim será entregue aos pais e responsáveis pelos estudantes e, além das notas do aluno, vai constar também do desempenho da escola e do Estado no mesmo exame, para que seja possível contextualizar o resultado do estudante. O documento também vai dar dicas sobre como os pais podem contribuir com a melhoria do desempenho escolas de seus filhos, como incentivar a leitura e acompanhar as tarefas de casa.

envida por Delly Miranda

Diariamente, 800 mulheres morrem durante o parto em todo o mundo

No Dia Mundial da População, ONU alerta para necessidade do planejamento familiar

Nesta quarta-feira, 11 de julho, é comemorado o Dia Mundial da População — data criada em 1987 para marcar o momento em que a população da Terra atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas. Hoje, esse número já ultrapassou os 7,5 bilhões (acompanhe aqui a contagem), e, até 2050, devemos ser 9 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Para o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês), um dos grandes desafios dessa população crescente é diminuir a taxa de mortalidade durante o parto e possibilitar aos casais um planejamento familiar.

Todos os dias, 800 mulheres morrem devido a complicações da gravidez. De acordo com o diretor-executivo do UNFPA, Babatunde Osotilmehin, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com planejamento familiar e assistência médica.

Entre as adolescentes, a situação também é preocupante. Hoje, as complicações durante a gravidez e o pós-parto são a maior causa de mortes entre jovens de 10 a 19 anos, na maior parte dos países em desenvolvimento. Cerca de 1,8 bilhão de jovens estão entrando em idade reprodutiva sem a devida assistência e sem saber como se proteger.

“Garantir a sobrevivência e a qualidade de vida das mulheres e meninas é um direito imperativo”, afirmou Osotilmehin, em um comunicado. Para o diretor, a comunidade internacional tem que tornar o acesso à saúde reprodutiva uma prioridade.

— [Muitas mulheres] continuam sem acesso a métodos contraceptivos e sem informação. Temos que ajudar as 222 milhões de mulheres que querem evitar ou adiar a gravidez, mas não têm acesso a métodos contraceptivos modernos. [...] Podemos ajudar a prevenir 21 milhões de partos não planejados e evitar 79 mil mortes maternas.

Do R7

STF suspende concurso da Polícia Federal que oferece 600 vagas

Supremo Tribunal Federal alega falta de reserva de vagas para deficientes nos editais dos concursos. A suspensão ficará válida até que a União publique editais retificadores

Um dia após o término das inscrições, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender o concurso público da Polícia Federal (PF), que oferece 600 oportunidades de nível superior para escrivães, peritos e delegados. A liminar de suspensão foi concedida pelo presidente do Supremo, ministro Ayres Britto, a pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A justificativa foi a falta de reserva de vagas para deficientes nos editais dos concursos. A suspensão ficará válida até que a União publique editais retificadores. A decisão, todavia ainda está passível de recurso.

O procurador–geral alegou que a falta de reserva de vagas vai contra a decisão da ministra Cármen Lúcia Rocha (RE 676335) “que assentou a obrigatoriedade da destinação de vagas em concurso público aos portadores de deficiência física, nos termos do inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal”.

De acordo com o STF, o pedido tem origem em uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal em 2002, referente a outro concurso da PF que também não discriminava chances para deficientes. Na ocasião, porém, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) entendeu que as atribuições do cotidiano de trabalho tanto de delegados, como de escrivães, peritos e agentes, exigem habilidades que não são compatíveis com pessoas com algum tipo de deficiência, já que se tratam de situações por vezes de conflito armado e que podem colocar ainda mais em risco suas vidas e a das pessoas ao seu redor.

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) já havia ajuizado neste mês ação civil pública exigindo a reserva de vagas para o cargo de delegado, ao qual estão sendo oferecidas 150 oportunidades.

Segundo o item 3.7 do edital, é requisito básico para tomar posse que os candidatos tenham aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo. O documento trata apenas sobre a possibilidade de atendimento especial durante a realização das provas para quem assim solicitar.

Cerimônia oficializa uniões homoafetivas em Caruaru

Dois casais de mulheres celebram união.
 São os primeiros casos registrados no interior do estado

Pela primeira vez no interior de Pernambuco, dois casais do mesmo sexo oficializam a união civil. A cerimônia acontece nesta quarta-feira, a partir das 18h, no Fórum de Caruaru, no Agreste. As duas decisões judiciais favoráveis à união já foram homologadas pelo juiz José Adelmo Barbosa da Costa Pereira.

A primeira sentença foi anunciada em 18 de junho. Solange Pereira da Silva e Janaína Ferreira Tavares formalizaram a união. Dois dias depois, foi a vez de Rhaquel Bibiano e Theodora Nascimento. Com a aprovação da Justiça, os dois casais marcaram o dia da cerimônia que vai reunir familiares, amigos e personalidades da cidade.

"As decisões tiveram parecer favorável do Ministério Público e foram homologadas por mim. Essa é uma demonstração de que o judiciário está avançando de acordo com a evolução dos fatos sociais. A união homoafetiva segue os princípios constitucionais", afirmou o juiz José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, que também vai celebrar a união nesta quarta-feira.

Em setembro do ano passado, Pernambuco registrou o primeiro caso de união homoafetiva do Norte-Nordeste. A estudante Ana Carina da Silva Costa, 28 anos, e a assessora comercial Poliana Karla Costa da Silva, 26 anos, oficializaram o casamento civil na na 1ª Vara da Família e Registro Civil do Recife, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra.  

terça-feira, 10 de julho de 2012

Rio: estudantes estão conectados, mas não têm hábito de ler


A pesquisa Escolas Estaduais do Rio do Janeiro - Percepções e Expectativas de Alunos revela que 92% dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual estão conectados à internet, mas o hábito de ler não faz parte da vida deles. De modo geral: 14% dos 4 mil alunos consultados disseram não ter lido nenhum livro nos últimos cinco anos. Um livro foi lido no período por 11% dos estudantes; dois ou três livros por 26% e quatro ou cinco livros por 17%. O estudo foi efetuado pelo Instituto Mapear para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Entre os alunos que leram mais que um livro em média nos últimos cinco anos, a pesquisa registrou que 14% leram entre 6 e 10 livros, 8% entre 11 e 20 e 10% leram mais que 20 livros em cinco anos.
A pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada em março deste ano pelo Instituto Pró-Livro, registra que, na faixa etária entre 5 e 10 anos, as crianças brasileiras leram 5,4 livros, no ano passado. Entre os pré-adolescentes, de 11 a 13 anos, a taxa de leitura ficou em 6,9 livros por ano e entre adolescentes de 14 a 17 anos (mesma faixa etária da pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro) foram lidos 5,9 livros em 2011.

Os números são menores do que os registrados na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada em 2007, mas, segundo o Instituto Pró-Livro, a queda se deve a uma diferença de metodologia em relação ao estudo deste ano, não necessariamente à uma queda no número de leitores no País.

O baixo índice de leitura entre os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual fluminense pode ser atribuído a um fator histórico, disse o subsecretário de Gestão do Ensino, Antonio Neto. O subsecretario informou que 70% dos pais de alunos não têm o Ensino Fundamental completo. "No ambiente familiar o aluno não encontra estímulo para a leitura", disse.

Nas famílias de classe média, que costumam assinar jornais e periódicos, os estudantes conseguem ter mais acesso a algum tipo de leitura. "No caso das famílias mais pobres, nós não vemos isso. Vemos grandes dificuldades. O papel da escola passa a ser mais importante, porque é um quadro que tem que ser revertido desde os anos iniciais da educação", disse Neto. A pesquisa foi pautada no Ensino Médio e mostra que a leitura tem que ser fortalecida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, "para que no Ensino Médio, o aluno tenha uma convivência com o livro muito maior".

Neto observou que, "como o mundo ideal não existe", é preciso trabalhar com a realidade. Para fomentar ações que incentivem o gosto pela leitura entre os alunos, a Secretaria Estadual de Educação do Rio utiliza ferramentas, como a Semana de Artes das escolas públicas estaduais.
A iniciativa foi resultado de trabalhos efetuados por escolas da rede estadual que envolveram várias linguagens, entre as quais música, dança, pintura, literatura, vídeo e teatro. ¿Essa ação de fomento à arte está necessariamente ligada à leitura", disse. Foram cinco dias de ações escolares, o que levou a secretaria a decidir ampliar o evento no próximo ano.

Outra ação de incentivo ao hábito de ler entre os estudantes é o Salão do Livro das Escolas Estaduais. O evento é anual e constitui uma oportunidade de as unidades escolares adquirirem novos livros para os estudantes. Cerca de 141 unidades participaram da última edição, que teve uma verba de R$ 8 milhões.

Novas ações estão sendo formatadas com o objetivo de serem introduzidas na rede de ensino em 2013. Neto esclarece que a secretaria não trabalha com o conceito de bibliotecas, mas de salas de leitura nas escolas. O acervo dessas unidades considera uma proporção média de três livros, "pelo menos", por aluno, conforme determina a legislação atual para bibliotecas.
 A secretaria criou, no ano passado, a função de "professor agente de leitura". Esse profissional começará a ser colocado nas escolas ainda neste semestre com a função de fomentar a leitura. Ele terá também a atribuição de criar estratégias para que o aluno "utilize e trabalhe com esses livros".

Agência Brasil

Dia da Pizza

 

10 de julho - Dia da Pizza

duas explicações para a escolha dessa data em homenagem à redonda. Nesse dia, em 1889, teria sido criada uma pizza com as cores da Itália para ser servida à rainha Margherita. A delícia levava o vermelho do tomate, o branco do queijo e o verde das folhas de manjericão, e a criação acabou sendo batizada em homenagem à monarca. Já a outra versão atribui a invenção da data à cidade de São Paulo, em que cerca de 5.500 locais servem a redonda. O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 e foi instituído pelo então secretário de turismo da capital, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as dez melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da iguaria.

Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books

Depois que comecei a estudar, não vejo mais grades", diz preso de SP que faz pedagogia

Aula no presídio de Serra Azul, no interior de SP


O ensino a distância chegou à Penitenciária 1 de Serra Azul, a 300 km da capital paulista, e está transformando a realidade de detentos, como Venilton Leonardo Vinci, 52, que estuda licenciatura em pedagogia desde o início de 2010. Se mantiver o ritmo de estudos, no fim de 2013, ele será o primeiro preso a concluir um curso superior no regime fechado no Estado de São Paulo. "Depois que comecei a estudar, não vejo mais grades", afirma.

Vinci está preso há seis anos, condenado por assaltos reincidentes e por um flagrante de homicídio. Ainda lhe faltam 22 anos para “pagar a dívida com a Justiça”, como ele diz. Até lá, o reeducando mantém um dia a dia de estudo e trabalho, o que inclui ser professor de alfabetização na escola do presídio.

A primeira prisão de Vinci ocorreu em 1979 e, desde então, voltou a ser detido sob diversas acusações. Durante os anos de cárcere em diferentes penitenciárias, Vinci começou a aprender inglês com um amigo de cela, e carrega uma Bíblia da Igreja Anglicana neste idioma, que consulta todos os dias. Em Serra Azul, concluiu o ensino médio e teve aulas de braile para auxiliar um detento cego. Um ano depois da conclusão, foi convidado a participar do curso de pedagogia na modalidade de EAD (Ensino a Distância).

Na faculdade de pedagogia, além de Vinci, outros três detentos fazem o curso: Antonio Marcos de Freitas, 39, Benedito Paulo Reis, 52, e Matheus Henrique Daniel, 30. Todos trabalham como monitores da Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Trabalhador Preso).
A contrapartida é a redução de pena (a cada três dias trabalhados, um dia de detenção é eliminado). Alguns juízes também decidem pela diminuição de um dia de prisão a cada 12 horas de estudo.

Camila Rodrigues

UFPE de Vitória e Agreste terão dois novos cursos a partir de 2013

Os cursos de Medicina e Saúde Coletiva serão instalados nos centros acadêmicos do Agreste e de Vitória de Santo Antão, respectivamente.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ganhará dois novos cursos a partir de 2013. O Centro Acadêmico do Agreste contará com curso de Medicina e o Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, o de Saúde Coletiva. Outra mudança se refere à oferta das vagas do Bacharelado em Estatística via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). 
 
A decisão de criar novos cursos a partir de 2012 foi aprovada pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE), durante reunião ocorrida no dia 14 de junho, no auditório João Alfredo, na Reitoria. O curso de Medicina de Caruaru ofertará 30 vagas a partir do segundo semestre de 2013. Esse número aumentará gradativamente podendo chegar a 80 vagas em 2016, segundo a professora Ana Cabral, pró-reitora para Assuntos Acadêmicos.Este ano, será lançado o edital de concurso para selecionar 12 docentes que serão contratados em 2013. 
Já o novo curso do CAV – Bacharelado em Saúde Coletiva – é voltado para a formação de gestores em Saúde. Terá duração de quatro anos, no horário noturno, com práticas e estágios em serviços diurnos. Serão oferecidas 30 vagas no primeiro semestre de 2013.
O período de inscrições, já divulgado pela Covest, será de 11 de setembro a 5 de outubro. As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro de 2012. Como primeira etapa, os candidatos devem realizar as provas do Enem 2012.



Do Diario de PE

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dia da Revolução Constitucionalista


Um dos mais importantes acontecimentos da história política brasileira ocorridos no Governo Provisório de Getúlio Vargas foi a Revolução Constitucionalista de 1932, desencadeada em São Paulo. Foram três meses de combate, que colocaram frente a frente nos campos de batalha forças rebeldes e forças legalistas.

Quando Getúlio Vargas subiu ao poder, após o golpe de 1930, não respeitou a autonomia de São Paulo, nomeando um Interventor de fora, não conservando seu Presidente (nessa época os governadores eram denominados Presidentes).

Isso desgostou os paulistas, sobretudo os dirigentes do Partido Republicano Paulista (PRP), que não se conformavam com o fato de São Paulo estar sendo comandada por um "estranho".

No dia 25 de janeiro de 1932, aniversário da cidade, houve um imenso comício na Praça da Sé, colorido com bandeiras do município. Partidos políticos que eram rivais estavam unidos.
O descontentamento foi aumentando e o povo se revoltou.

Em 22 e 23 de maio, estudantes e populares queimaram e empastelaram as redações dos jornais ditatoriais e, nesse conflito, foram mortos quatro estudantes de Direito: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo. O nome dos quatro serviu para no futuro designar o movimento paulista: MMDC. O primeiro a morrer foi Camargo, justamente o estudante que era casado e pai de três filhos.

A idéia de revolução tomou conta de todos, sem distinção de classe social. São Paulo estava confiante da vitória, pois contava com o apoio dos militares de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Mas somente Mato Grosso manteve-se leal a SP. O comandante da Revolução era o general Isidoro Dias Lopes, apoiado fortemente pelo contingente de Mato Grosso, comandado pelo general Bertoldo Klinger.

No dia 9 de julho de 1932, o Interventor Pedro de Toledo telegrafava ao ditador Getúlio Vargas: "Esgotados os meios que ao meu alcance estiveram para evitar o movimento que acaba de se verificar na guarnição desta Região ao qual aderiu o povo paulista, não me foi possível caminhar ao revés dos sentimentos do meu povo". Começava a Revolução Constitucionalista.

A revolução teve apoio de amplos setores da sociedade paulista.
Pegaram em armas intelectuais, industriais, estudantes e outros segmentos das camadas médias, políticos ligados à República Velha ou ao Partido Democrático. O que os movia era principalmente a luta antiditatorial.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas; Soleis

vitória PE terá a 1ª indústria do Brasil de combustível feito com algas marinhas

Usina em Pernambuco vai produzir e vender biodiesel e bioetanol de algas.
Projeto tem investimento de R$ 19 milhões e reduz emissão de CO2

 

O estado de Pernambuco, no Nordeste, deve receber a partir do último trimestre de 2013 a primeira planta industrial de biocombustível produzido com algas marinhas, que promete contribuir na redução do envio de CO2 à atmosfera.

O projeto, uma parceria entre o grupo brasileiro JB, produtor de etanol no Nordeste, e a empresa See Algae Technology (SAT), da Áustria, contará com investimento de 8 milhões de euros (R$ 19,8 milhões) para montar em Vitória de Santo Antão – a 53 km de Recife -- uma fazenda vertical de algas geneticamente modificadas e que vão crescer com a ajuda do sol e de emissões de dióxido de carbono (CO2)

Segunda a empresa, é a primeira vez no mundo que este tipo de combustível será fabricado e comercializado. Atualmente, a tecnologia só é desenvolvida para fins científicos. Laboratórios dos Estados Unidos e até mesmo do Brasil já pesquisam a respeito.

No caso da usina pernambucana, o biocombustível será produzido com a ajuda do carbono proveniente da produção de etanol, evitando que o gás poluente seja liberado na atmosfera e reduzindo os efeitos da mudança climática.

De acordo com Rafael Bianchini, diretor da SAT no Brasil, a unidade terá capacidade de produzir 1,2 milhão de litros de biodiesel ou 2,2, milhões de litros de etanol ao ano a partir de um hectare de algas plantadas.

O produto resultante poderá substituir, por exemplo, o biodiesel de soja, dendê, palma ou outros itens que podem ser utilizados na indústria alimentícia aplicado no diesel -- atualmente 5% do combustível é biodiesel.

“É uma reciclagem [do CO2 emitido] e transformação em combustível. Um hectare de algas consome 5 mil toneladas de dióxido de carbono ao ano. O CO2, que é o vilão do clima, passa a ser matéria-prima valorizada”, explica Bianchini.

De acordo com Carlos Beltrão, diretor-presidente do grupo JB, a previsão é que projeto comece a funcionar a partir de 2014 e seja replicado para outra unidade, instalada em Linhares, no Espírito Santo. “Hoje nossa missão é tentar trabalhar e chegar ao carbono zero. Nós produzimos CO2 suficiente para multiplicar esse investimento em dez vezes”, disse Beltrão.

Eduardo Carvalho

 

Sisu: prazo para matrícula nas universidades termina hoje


Candidatos a vagas em instituições de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, já selecionados em uma das duas opções de cursos feitas no momento da inscrição, têm até o fim desta segunda-feira, dia 9, para fazer a matrícula. Para isso, o candidato selecionado deve entrar em contato com a instituição de ensino.

No dia 13 de julho será divulgada a segunda chamada, com matrícula prevista para ocorrer nos dias 17 e 18. Candidatos não aprovados nas duas primeiras chamadas terão nova chance, ao integrar a lista de espera do sistema. A adesão deve ser feita entre 13 e 19 de julho e a convocação será feita pelas instituições a partir do dia 24.

Há vagas em 56 instituições de educação superior públicas de 21 unidades da Federação.

O candidato pode conferir, na página do Sisu na internet se foi selecionado na primeira chamada. Caso enfrente algum problema para se matricular, pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

Terra

Receita Federal abre concursos para 950 vagas

Seleção é para analista-tributário e auditor-fiscal.
Os salários são de, respectivamente, R$ 7.996,07 e R$ 13.600

 

A Receita Federal divulgou dois editais de concursos públicos para 950 vagas de analista-tributário e auditor-fiscal. Os salários são de, respectivamente, R$ 7.996,07 e R$ 13.600. Os editais foram publicados nesta segunda-feira (9) no "Diário Oficial da União".

São 750 vagas para analista-tributário, sendo 700 vagas na área geral e 50 na área de informática. Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior em qualquer área. Já para auditor-fiscal são 200 vagas. Os candidatos também devem ter nível superior em qualquer área.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 e 27 de julho pelo site www.esaf.fazenda.gov.br

domingo, 8 de julho de 2012

Milhares de usuários podem ficar sem internet nesta segunda-feira


Endereços de servidores usados pelo vírus 'DNSChanger' serão desligados.
Segundo estatísticas, ainda há 300 mil computadores com praga no mundo.

Milhares de usuários de computadores ao redor do mundo, infectados com um vírus desde 2011, podem perder sua conexão à internet nesta segunda-feira (9), com a expiração de uma rede de segurança criada pelas autoridades norte-americanas, segundo especialistas.

O problema é produzido pelo vírus conhecido como DNSChanger, criado por hackers para redirecionar o tráfego da internet ao obter IPs pelo sistema de nomes de domínio de navegadores da web (DNS). Os endereços ficaram sob o controle do FBI depois que o órgão desarticulou a quadrilha, e desde então os endereços têm sido mantidos no ar para que as vítimas não perdessem parte da conexão à internet.

Como verificar

Usuários podem verificar se seus computadores estão corrompidos por meio de um teste na página do grupo que investiga o vírus (acesse aqui), ou de diversos outros operados por firmas de segurança. A página DNS-Changer.eu (acesse aqui) também realiza uma verificação rápida baseada no endereço IP do computador. Não acesse a página com tradutores web ou qualquer outra ferramenta. Apenas clique em "Start" e veja o resultado. A McAfee, que também desenvolveu uma ferramenta (acesse aqui), recomenda que os usuários limpem seus sistemas antes de segunda-feira.

 G1, com France Press

Confira as 20 profissões que desaparecerão em 2020

 
Costureiras, técnicos de computadores e agricultores. Você consegue imaginar o mundo sem esses profissionais? Pois essas carreiras estão com os dias — ou melhor, os anos — contados, segundo a revista norte-americana Forbes. Com base em dados do U.S. Bureau of Labor Statistic, do governo americano, o veículo listou 20 profissões que terão redução gradativa no número de trabalhadores e provavelmente deixarão de existir até 2020. O motivo? Essas carreiras exigem pouca qualificação profissional e sofrerão um desgaste muito grande com o tempo, o que faz com que sejam substituídas ou extinguidas. A eliminação de profissões chegou ao setor financeiro, que perderá, até 2020, 5.700 trabalhadores.

1 - consultores financeiros e de empréstimos
2 - Operadores de refinarias e de extração de petróleo
3 - Floristas
4 - Técnicos de produção da indústria têxtil
5 - Assistentes de escritório
6 - Gerentes e superintendentes de serviços postais
7 - Operadores de computador
8 - Técnicos de impressão
9 - Arquivologista
10 - Montadores de equipamentos elétricos ou eletrônicos
11 - Gerentes de restaurante
12 - Vendedores de porta em porta, jornaleiro e vendedores de rua
13 - Digitadores
14 - Processadores de dados
15 - Trabalhadores da agricultura (inclui quem trabalha em fazendas, na pesca e nas madeireiras)
16 - Cozinheiros de restaurantes de fast-food
17 - Operadores de painel de controle
18 - Costureiras
19 - Carteiros e atendentes e classificadores de serviço postal
20 - Fazendeiros, rancheiros e demais gerentes no setor rural

 
do r7